O cartunista iraniano Alireza Karimi Moghaddam compartilha sua admiração por Vincent van Gogh em uma série de quadrinhos em andamento estrelando o pintor pós-impressionista. Suas ilustrações coloridas contam a história da vida turbulenta do artista icônico e a obra de arte que ele produziu durante sua curta carreira.
De pedalar por um prado de girassóis e deitar em campos de trigo, remar no oceano e observar o céu noturno, Moghaddam ilustra muitas vezes Van Gogh explorando a natureza que inspirou algumas de suas obras mais famosas.
Em uma imagem, o desenho animado Van Gogh olha para o céu noturno em turbilhão, que Moghaddam ilustra como pinceladas de cores estilizadas e pintadas.
Refere-se a uma das obras mais emblemáticas do artista, The Starry Night (1889), que visualiza a vista da “janela com barras de ferro” de sua sala de asilo em Saint-Rémy-de-Provence, pouco antes do nascer do sol.
Digitalizados em linhas coloridas, os quadrinhos de Moghaddam são esteticamente alegres, mas isso não significa que o talentoso cartunista evite retratar o lado sombrio de Van Gogh.
Muitas imagens ilustram a batalha do artista problemático com a saúde mental. Uma história em quadrinhos mostra Van Gogh alimentando sua orelha cortada com corvos, e outra mostra-o em pé no topo de uma ponte, pensando em suicídio.
Independentemente da situação, cada cena ilustrada dá uma representação verdadeira da vida do icônico artista no estilo distinto e animado de Mogadã.
Fonte: My Modern Met