JUDAS
Amós Oz é o mais importante escritor israelense da atualidade. Candidato constante ao prêmio Nobel, fez de sua obra uma reflexão profunda sobre o destino do povo judeu. Quais cicatrizes a história turbulenta do país deixou sobre seus habitantes? Que marcas imprime no indivíduo uma vida atravessada pela guerra? Há solução possível para um conflito que remonta a tempos imemoriais? Judas é exemplo claro da densidade de sua obra.
CORES PANTONE 2016
Todos os anos, o mundo do design, moda e decoração espera pela decisão da Pantone (influenciador de tendências) em saber qual é a cor do ano. E pela 1ª vez, a Pantone escolheu duas cores – e não uma – como a Cor do Ano.
FRANCISCO, O JESUÍTA
A minissérie conta a vida de Jorge Bergoglio, o sacerdote jesuíta que se tornou o primeiro Papa latino-americano e o primeiro Papa jesuíta da história. A produção é baseada na única biografia oficial do Papa Francisco, escrita pelos jornalistas Sergio Rubín e Francesca Ambrogetti.
A CAMINHO DA ESCOLA
Vivemos num mundo dito desenvolvido, onde tudo está facilmente ao alcance de todos, mas esse mesmo mundo caiu numa armadilha, como numa parábola: o filhinho rico deixou de dar importância às coisas fundamentais e, cego pela sua vaidade, trocou a palavra EDUCAÇÃO pela FAMA. A caminho da escola, de Pascal Plisson, é um documentário que coloca tudo em perspectiva e mostra-nos os desafios que jovens em quatro zonas distintas do globo têm de superar apenas para chegar à escola.
ZÉ DO CAIXÃO
Zé do Caixão, o célebre personagem criado por José Mojica Marins, garantiu seu lugar na cultura popular brasileira depois de aparecer em "À Meia-Noite Levarei Tua Alma". Mas a história de como Mojica criou o coveiro galante que busca a mulher perfeita para gerar seu filho ainda é pouco conhecida do público – e a série "Zé do Caixão", que estreou no canal Space no dia 13 de novembro, tem o mérito de mostrar essa origem.
A HISTÓRIA SECRETA DE DANTE: REVELANDO OS MISTÉRIOS DO INFERNO NA VIDA REAL
Em um período da história em que as sociedades secretas exerciam um profundo impacto no mundo, ao fundir ciência e esoterismo, a obra-prima do sumo poeta italiano do século XIII não saiu ilesa. Fruto de seu tempo, A Divina Comédia de Dante esconde mistérios que perduram até os dias de hoje, e seu estudo minucioso pode indicar o caminho de elaboradas iniciações ocultistas, possivelmente trilhados em lugares muito reais.
FORÇA PARA VIVER
Após a morte de seu filho adolescente, Sam (Billy Crudup) abandona a carreira de executivo e se vê cada vez mais perto do fundo do poço. Desmotivado, ele acaba encontrando forças quando recebe de sua ex-esposa (Felicity Huffman), uma caixa com objetos que pertenciam ao garoto.
O REI TUT
Minissérie baseada em uma história real. Dividida em três capítulos de duas horas de duração cada, a produção mostra a saga de um dos governantes mais extraordinários da história: o rei Tutancâmon. Com direção de David Von Ancken (Californication, Cold Case e Hell on Wheels), a produção aborda da ascensão ao poder do jovem faraó e sua luta para levar o Egito à glória, enquanto conselheiros próximos, amigos e amantes tramam a favor dos próprios interesses.
DECORAÇÃO DA BOLO AO FORNO
A loja Bolo ao Forno, especializada em bolos caseiros, traz releitura contemporânea da “cozinha da vó” ao reunir elementos icônicos como a parede de cobogós vermelhos, fogão vintage na vitrine e luminárias com cúpulas de bules.
A LÍNGUA DAS MARIPOSAS
Ir a escola pela primeira vez é um grande desafio para uma criança. Não importa a idade, independe do país e mesmo do contexto histórico no qual está inserida a criança. A superação da insegurança só acontece após alguns dias, depois de uma plena adaptação, através da qual o menino ou menina conheça seus colegas, compreenda a dinâmica do ambiente escolar e trave o necessário e primordial contato com seu professor.
EXPOSIÇÃO: MÁQUINA TADEUSZ KANTOR
Foi inaugurada recentemente em São Paulo uma exposição imperdível, dedicada à obra de um dos maiores artistas do século XX, o encenador polonês Tadeusz Kantor (1915-1990). Se você nunca ouviu falar nele, não se preocupe: fora da restrita esfera das artes cênicas, pouca gente teve essa felicidade. Pois saiba que, além de ter sido um destacável artista plástico, criador de pinturas, performances e happenings antológicos, a importância de Tadeusz Kantor para a história do teatro equivale à de nomes como, por exemplo, Bertolt Brecht ou Constantin Stanislavski.
MICHAEL KARCZ
Nasceu em 1977, em Varsóvia, Polônia. Estudou na High School of Art, em Varsóvia. Sua jornada no mundo da fotografia começou no início dos anos 90, quando ainda pintava, pois foi a pintura que o ajudou a desenvolver uma visão que era difícil de criar com outras técnicas visuais. Há alguns anos atrás abriu "a porta" para seu próprio mundo com a ajuda de uma chave diferente.
PSI - 2ª TEMPORADA
Os casos do médico psiquiatra, doutor em psicologia clínica e psicanalista Carlo Antonini, vivido por Emílio de Mello, retornam ainda mais intrigantes e saem do consultório na segunda temporada de Psi, que estreou na HBO neste domingo, às 22h. Temas como violência doméstica, exorcismo e sadomasoquismo vão aparecer na série criada por Contardo Calligaris, psicanalista que assina também o roteiro e a direção-geral do projeto.
TARTARUGAS PODEM VOAR
O Curdistão, na verdade, nunca existiu, não chegou a ver a sua identidade reconhecida, não criou até hoje uma forte e duradoura base política e tampouco se organizou como nação. O resultado reflete o caráter nômade de um povo tribal, espalhado por áreas retalhadas, distribuídas entre o Iraque, o Irã e a Turquia, vivendo como estrangeiros exilados em terras que, inacreditavelmente, sempre foram suas. A triste situação sócio-política dos curdos traz em sua história os inúmeros embates com o governo iraquiano, que não os poupou de verdadeiras atrocidades cometidas após a invasão do Kuwait. Do lado iraniano, a história curda não é menos cruel, com aldeias miseráveis e abandonadas, o que se repete no lado turco, com miséria semelhante e uma forte presença militar conjugada com as permanentes queixas curdas de uma realidade bizarra e para lá de desesperançosa. O diretor iraniano Bahman Ghobadi retrata a dura sorte do povo curdo no mundo árabe justamente num pobre acampamento para refugiados no lado iraquiano, alguns dias antes da guerra do Iraque com os Estados Unidos.
PARAÍSO PERDIDO
Um dos pilares da cultura de língua inglesa, John Milton é um clássico em que a erudição épica renascentista se associa à sonoridade retórica e religiosa do barroco. Sua obra-prima é a epopeia ´Paraíso Perdido´ (1667), em que recria o conflito entre Lúcifer e Deus com uma metafísica monista e uma espécie de materialismo cristão.
ANTOINE JOSSÉ
“A arte é para mim um prolongamento da vida; Os artistas são as testemunhas de seu tempo, que eles traduzem através de sua sensibilidade e prática. ” Antoine Jossé
Pintor e escultor surrealista nascido em 1970 na Normandia (França), Antoine cresceu em Vannes (Morbihan) e hoje leciona na Gaillon (Eure).
OS PEQUENOS CRIMES DE AGATHA CHRISTIE
Os Pequenos Crimes de Agatha Christie é uma série de adaptações dos romances da “rainha do mistério” que obteve um grande êxito entre os seus seguidores, foi elogiada pela crítica e pelo próprio neto de Agatha Christie, Matthew Prichard, para quem Assassinatos em Família é a melhor adaptação que já viu. Num cenário soberbo da França pré II Guerra Mundial, recria-se com perfeição o ambiente de mistério e a trama dos romances de Agatha Christie, com o toque de humor pessoal dado pelos carismáticos e divertidos protagonistas, o comissário Larosière e o inspetor Lampion.
REVISTA OCA POP
Esta é a edição de lançamento da Revista Oca Pop! Matérias sobre casa, decoração, estilo de vida, reaproveitamento, faça você mesmo e receitas também estão nesta primeira edição da Oca! Desejamos uma boa leitura!
MIL VEZES BOA NOITE
Por um lado a protagonista Rebecca (Juliette Binoche) poderia ser o exemplo máximo de mulher bem sucedida. Com uma boa situação econômica, uma vida confortável na Irlanda e uma família que poderia estrelar um comercial de margarina. Por outro lado Rebecca trabalha como fotógrafa em zonas de conflito e parece que a tensão e instabilidade dessas zonas atingem em cheio os pilares de sua vida.
CURTA DE ANIMAÇÃO: GUIDA
O curta conta a história de Guida uma doce senhora que há 30 anos trabalha como arquivista no Fórum da cidade, tem sua rotina entediante modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural. Através da sensibilidade criativa da personagem, o filme propõe uma reflexão sobre a retomada da inspiração artística, a arte como agente transformador e o conceito do belo.
KEITH MALLETT
Keith Mallett é um pintor nascido na Pensilvânia. Sua arte foi escolhida para a capa da ‘Chicken Soup for The African American Soul’, a primeira coleção a lidar exclusivamente com a experiência dos afro-americanos. Sua obra pode ser encontrada em muitas coleções particulares. Nos últimos anos, ele também fez trabalhos como ceramista e gravurista.
CURTA DE ANIMAÇÃO: RABBIT AND DEER
O que aconteceria se indivíduos que vivem em um mundo plano e bidimensional acidentalmente descobrissem que existe um universo alternativo tridimensional, até então invisível para eles? Qual a reação deles ao descobrir que seu mundo plano não passa de um fino papel que esconde uma vasta realidade tridimensional? Essa é a proposta de um surpreendente curta de animação húngaro “Rabbit and Deer” (2013) com mais de 100 prêmios em festivais por todo o mundo.
SARAH FABER
O que se observa nos pequenos rostos dos bonecos feitos por Sarah Faber, escritora e artista plástica canadense, são os olhos, todos os outros detalhes como queixos pontudos e bocas impassíveis são diminuídos por seus grandes olhos brilhantes.
CARTAS ENTRE MARIAS: UMA VIAGEM À GUINÉ-BISSAU
Nana e Cris são duas meninas que moram na ilha de Florianópolis, em Santa Catarina. O pai de Nana trabalha com plantas medicinais e foi convidado para fazer uma pesquisa em uma aldeia no interior de Guiné-Bissau, na África. É ali que começa a troca de cartas entre as duas amigas de colégio que, por meio da escrita, falam do seu cotidiano, sua família, seus segredos, medos, anseios e, assim, tecem as impressões de aproximação e distanciamento entre suas vidas e a das demais crianças da aldeia africana. O texto de Maria Isabel Leite dialoga com as imagens captadas por Virgínia Maria Yunes na África.
RELATOS SELVAGENS
Freud disse um dia: “O humor é um dom precioso e raro”. O pai da psicanálise mostra o seu humor sarcástico numa história real, acontecida em 1938, quando teve que deixar a Áustria, depois que sua filha Ana foi presa e interrogada pelos nazistas.
Ele foi obrigado a assinar um documento, dizendo que não sofrera maus tratos e, com ironia fina digna do humor negro, acrescentou com sua própria letra:“Posso recomendar altamente a Gestapo a todos.”
Ou seja, fazer humor é saber lidar com o sofrimento através de palavras que fazem rir. É transformar a tragédia em algo risível e assim, triunfar sobre a dor.
Assinar:
Postagens (Atom)