Nana e Cris são duas meninas que moram na ilha de Florianópolis, em Santa Catarina. O pai de Nana trabalha com plantas medicinais e foi convidado para fazer uma pesquisa em uma aldeia no interior de Guiné-Bissau, na África. É ali que começa a troca de cartas entre as duas amigas de colégio que, por meio da escrita, falam do seu cotidiano, sua família, seus segredos, medos, anseios e, assim, tecem as impressões de aproximação e distanciamento entre suas vidas e a das demais crianças da aldeia africana. O texto de Maria Isabel Leite dialoga com as imagens captadas por Virgínia Maria Yunes na África.
RELATOS SELVAGENS
Freud disse um dia: “O humor é um dom precioso e raro”. O pai da psicanálise mostra o seu humor sarcástico numa história real, acontecida em 1938, quando teve que deixar a Áustria, depois que sua filha Ana foi presa e interrogada pelos nazistas.
Ele foi obrigado a assinar um documento, dizendo que não sofrera maus tratos e, com ironia fina digna do humor negro, acrescentou com sua própria letra:“Posso recomendar altamente a Gestapo a todos.”
Ou seja, fazer humor é saber lidar com o sofrimento através de palavras que fazem rir. É transformar a tragédia em algo risível e assim, triunfar sobre a dor.
FIGURINO DO FILME CHÉRI
O filme CHÉRI (2009) tem direção de Stephen Frears, o mesmo diretor de “A Rainha” e “Ligações Perigosas”. CHÉRI é um filme com frescor e frivolidade. As cenas são tão incríveis que parecem pintadas, de tantas as gamas entre cores, sombras e texturas. O figurino é assinado por Consolata Boyle que já havia trabalhado com Stephen Frears em A Rainha (2006), A Van (1996), O Segredo de Mary Reilly (1996) e A Grande Família (1993).
CURTA DE ANIMAÇÃO: O VENDEDOR DE ILUSÕES
Um jovem mascate, perspicaz, astuto e sem escrúpulos. Uma cidade comum, com pessoas comuns, cada um cuidando individualmente de si e todos prontos para serem seduzidos pela ilusão da felicidade instantânea. Obtida como num passe de mágica.
Assinar:
Postagens (Atom)