Logo na abertura da apresentação deste livro os autores anunciam que pretendem “oferecer uma reflexão filosófica, sociológica e psicanalítica de fácil compreensão sobre os principais temas polêmicos do dia-a-dia das grandes corporações". De fato, as colocações dos professores Clóvis de Barros Filho e Arthur Meucci são facilmente compreensíveis por qualquer leitor interessado no tema central da obra: a ética empresarial.Mas são muito mais do que isso.
Os autores se inspiram, entre muitas outras fontes, no pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, que recomenda golpear duramente, se necessário com um imaginário martelo, os preconceitos e a hipocrisia dissimulados em verdades estabelecidas – ou aquilo que Francis Bacon chama de “ídolos”. Com esse espírito, e frequentemente em tom bem-humorado, Barros Filho e Meucci demolem os “discursos dominantes no campo da administração”, em particular as “fórmulas mágicas do sucesso”.
A leitura desta obra seminal é um saudável e provocador convite a que o executivo adestrado apenas para bater metas descubra que tem capacidade para muito mais: basta confiar no uso de sua própria razão e no bom senso.
Autores:
Clóvis de Barros Filho
Advogado, jornalista e professor universitário.
Possui graduação em Direito pela USP e em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, mestrado em Science Politique pela Université de Paris 3 - Sorbonne-Nouvelle e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP. Obteve a Livre-Docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atualmente é professor.
Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo, e Teoria e Ética da Publicidade atuando principalmente nos seguintes temas: ética, comunicação, habitus, jornalismo e publicidade.
É coautor de A vida que vale a pena ser vivida (em parceria com Arthur Meucci, Vozes), O habitus na comunicação (em parceria com Luís Mauro Sá Martino, Paulus), Comunicação do Eu: ética e solidão (em parceria com Felipe Lopes e Bernardo Issler, Vozes); organizador de Ética e Comunicação Organizacional (Ed. Paulus); Comunicação na Pólis (Vozes) e autor de Ética na Comunicação (Ed. Summus) e de A Filosofia Explica as Grandes Questões da Humanidade (Casa do Saber / Casa da Palavra, 2013).
Arthur Meucci
Bacharel, Licenciado e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Formação em Psicanálise pelo IBCP e em Psicanálise de Casal e Família pelo Sedes Sapientiae. Presta consultorias em RHs sobre ética, educação corporativa e transtornos de conduta. É professor conferencista da ECA/USP e professor de Ética do HSM Educação.
Trabalha no Espaço Ética com pesquisa, consultoria e com planejamento de cursos e palestras.
Suas obras:
TONNETTI, Flávio; MEUCCI, Arthur;. Ética, Medo & Esperança - Coleção Miniensaios de Filosofia. Petrópolis, Vozes, 2013
TONNETTI, Flávio; MEUCCI, Arthur;. Desejo, Vontade & Racionalidade - Coleção Miniensaios de Filosofia. Petrópolis, Vozes, 2013
TONNETTI, Flávio; MEUCCI, Arthur;. Amor, Existência & Morte - Coleção Miniensaios de Filosofia. Petrópolis, Vozes, 2013
MEUCCI, Arthur; BARROS, Clóvis de. A vida que vale a pena ser vivida. Petrópolis: Vozes, 2010
MEUCCI, A.; BARROS FILHO, C. O Valor no Comunicador Organizacional. In: BARROS FILHO (Org.), Ética e Comunicação Organizacional, Editora Paulus
ISSLER, B., BARROS FILHO, C., MEUCCI, A. Morte e Óbito na Mídia Impressa: Repercussões. In: SANTOS, Franklin S. (Org.), A Arte de Morrer: Visões Plurais - Volume 2, Editora Comenius
MEUCCI, A. Ensaio sobre uma revisão crítica da história da arte. In: Estética USP 70 Anos, Ed. USP/MAC