Kutná Hora é o tesouro de prata e a joia da República Tcheca. Testemunhou as origens do desenvolvimento do reino tcheco. Os estilos arquitetônicos, as construções únicas de vários períodos históricos, uma história larga de viticultura – assim é a cidade de Kutná Hora cujo centro histórico com o templo de Santa Bárbara e com a catedral de Assunção de Nossa Senhora está inscrito na lista do patrimônio mundial da UNESCO.
Kutná Hora representou o pilar principal do poder dos reis tchecos. Durante o domínio de Venceslau II, a única casa da moeda funcionou aqui. A antiga cidade real, ligada às minas de prata e a duas dominantes apresentadas por duas catedrais, oferece um presente extraordinário.
Uma obra única da arquitetura gótica simboliza o poder e a importância da cidade mineira que está ligada com as jazidas de prata. O templo é consagrado à patroa de todos os mineiros, Santa Bárbara. A construção desta joia demorou 500 anos. O aspecto deste templo monumental é obra de Matyáš Rejsek e Benedikt Ried.
O interior o impressionará pela sua galeria com frescos góticos e renascentistas. Encontramos também o passado mineiro neste lugar. As colunas finas e elegantes completam os frescos de capelas que contêm também motivos inspirados pelo minério e produção de moedas.
A catedral de Assunção de Nossa Senhora – o templo da luz
A catedral de Assunção da Nossa Senhora é chamada do templo da luz – há razão para isto. As janelas eram únicas na Boêmia da época. A joia arquitetônica combina o enfoque no espaço e na pobreza, que eram típicos de cistercienses, com o majestoso gótico da catedral. A luz desafoga a catedral e a leva até o céu em todos os momentos. A original igreja gótica que foi queimada no século XV, foi reconstruída no estilo do gótico barroco pelo destacado arquiteto tcheco Jan Blažej Santini.