ORGULHO E PRECONCEITO


Orgulho e Preconceito, título desta obra indelével, retrata com fidelidade uma época em que costumes e tradições eram respeitados. 
Conheceremos a família da  Srta. Elizabeth Bennet, moça com quase vinte anos em uma casa com mais quatro moças, uma mais velha, Srta. Jane, e outras três mais novas. Jane já com 27 anos e a mais bonita de todas, Lizzie (Elizabeth) é a mais inteligente e a segunda mais bonita e as demais são comuns em beleza e em pessoa.

A Sra. Bennet é uma mãe autoritária, porém fútil e tagarela, seu maior desejo é casar as filhas desesperadamente, pois tendo o infortúnio de gerar filhas mulheres, toda a sua propriedade passará a um parente distante, Sr. Collins. O seu esposo, Sr. Bennet é caseiro e tranquilo, que teve a grande infelicidade no casamento, convivendo agora com as tolices (e os problemas de nervos) da esposa.


Com a chegada inesperada do lindo e rico Sr. Bingley, as moças da região etão em polvorosa e mal se aguentam para o baile para conhecer tal personalidade. Ele traz também seu melhor amigo o Sr. Darcy e sua irmã Srta Bingley. Logo, Sra. Bennet tentará à todo custo empurrar sua filha mais velha Jane para o rapaz, já Lizzy tem a infelicidade de ter como pedido de casamento do Sr. Collins, a quem repugna sem piedade, mesmo com os protestos da mãe.

Tendo muitas reviravoltas, ela conhecerá o Sr. Darcy que é muito mais rico que o Sr. Bingley, porém, já o odeia fortemente, nunca conheceu ser tão odioso em sua existência. Após conhecer o Militar Sr. Wickham, Lizzie nutrirá ainda mais falta de fé no caráter do arrogante e orgulhoso Sr. Darcy.



— Você prefere ler a jogar cartas? — disse ele. — Isso é muito curioso.
— Srta. Eliza Bennet. — disse a Srta. Bingley. — tem desprezo pelo baralho. É uma grande leitora e não sente prazer em mais nada. (Pág. 50)

Ah, o amor! Quem é que pode com ele? Sentimento tão profundo e astuto, que aparece sem dó e piedade para afoitar o coração dos mais jovens. Assim, Lizzie não só passará a ter preconceito do Sr. Darcy que é orgulhoso demais para ser rejeitado.



" — Tudo isso ela deve ter — acrescentou Darcy —, e a tudo isso ela deve acrescentar algo mais essencial: o cultivo da inteligência pelas amplas leituras."(Pág. 53)

Um livro clássico da Literatura Inglesa que fala de amor, de autoconhecimento e de diversos aspectos como a ascendência social, preconceito e julgamentos antecipatórios que levam os personagens a conclusões estúpidas e ilusórias. Muitos dos conflitos da trama conduzem o leitor a autodescobertas e a reflexão. É considerado uma das obras-primas de Austen que, com refinada ironia equilibra comédia e seriedade, observando tão somente as atitudes humanas. Seus personagens foram meticulosamente desenhados e são indelevelmente memoráveis.


Odiei o Sr. Darcy junto com Lizzie, para ao longo da trama, apaixonar-se perdidamente pela elaborada e rica trama de Austen. Um livro que favoritei pela maestria de escrita, pelos personagens contundentes e marcantes e pela riquíssima história que marca uma época de ascendência social. Recomendo fortemente!



"Quanto mais conheço o mundo, mais me sinto insatisfeita com ele; e a dia se confirma a minha crença na incoerência de toda personalidade humana e na pouca confiança que podemos depositar na aparência de mérito ou de razão." (Pág. 171)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget