Uma das poucas séries britânicas a gerar seu próprio merchandising, Downton Abbey se prepara para lançar um catálogo de produtos que abrange objetos de decoração, móveis, cosméticos, papel de parede, calendários, jogos e uma linha de roupas.
Com isso, a série conseguirá gerar um lucro que irá além da venda de DVD ou da própria produção a países estrangeiros. Boa parte deste lucro irá para a Universal, que em 2008 adquiriu a produtora britânica Carnival Films (responsável por Downton Abbey), transformando-a em sua subsidiária no Reino Unido.
Apesar do grande sucesso conquistado pela série logo em sua primeira temporada, os produtores demoraram para perceber a oportunidade que surgia para capitalizar a receptividade internacional de Downton Abbey para produtos agregados. Recurso que os americanos conhecem muito bem. A demora parece ter sido causada pelo fato de que ninguém acreditou que o sucesso duraria.
Desta forma, a primeira temporada registra o lançamento da série, que estabeleceu a marca. A segunda definiu seu sucesso internacional e a terceira abriu os olhos dos produtores para explorar o programa em outras linhas. Em junho de 2012, a Universal fechou um acordo com a Knockout Licensing para administrar o lançamento de produtos agregados da série.
Vale a pena lembrar que a série já vem influenciando estilistas da Europa e dos EUA. Em 2012, eles começaram a lançar diversas peças de vestuário inspiradas no figurino de Downton Abbey.
A quarta temporada ainda está em fase de filmagens, com previsão de estreia para o segundo semestre deste ano. Em seu retorno, a série introduzirá novos personagens. Entre eles, Jack Ross (Gary Carr, de Bluestone 42), um cantor de Jazz que se apresenta em um clube exclusivo de Londres. Ele é o primeiro personagem negro da série.
[Spoilers] A temporada também introduzirá Tom Cullen, como Lord Anthony Gillingham, novo interesse romântico de Lady Mary; Julian Ovenden (Any Human Heart), como Charles Blake, um jovem aristocrata; Kiri Te Kanawa, cantora de ópera que se apresenta em uma festa organizada para animar Lady Mary; Harriet Walter, como Lady Shackleton, velha amiga de Lady Violet; Joanna David, como a Duquesa de Yeovil; e Nigel Harmon, como Green, um novo e carismático Valete que irá rivalizar com Thomas. A mansão também terá uma babá para cuidar dos filhos de Tom e de Mary, mas a atriz ainda não teve seu nome divulgado. [Fim dos Spoilers]
No Brasil, a série chegou pelo canal Globosat HD mas este ano migrou para o GNT. As duas primeiras temporadas de Downton Abbey já foram lançadas em DVD, sendo que a série também está disponível no site de streaming Muu.