Milão, 1246.
Na escuridão da noite, uma luz sinistra ilumina os muros da cidade: um incêndio está destruindo a casa de Guglielmo Salvo. O homem, respeitado mestre-pedreiro, morre em meio às chamas, junto com a mulher. No limiar do bosque, Judita, a bruxa do Quadronno, segue em silêncio a fuga cautelosa do homem que ateou o fogo.
Nesse ínterim, Arnolfo da Sala, abade de San Simpliciano, tem que enfrentar a prova mais difícil de sua vida: defender a honradez do monastério das tramóias de Birago, um comerciante sem escrúpulos. O recente e prestigioso matrimônio de sua filha Anselma com o herdeiro da poderosa família Della Torre, não é suficiente para esconder as turvas negociatas do comerciante: em pouco tempo, as suspeitas sobre sua conduta transformam-se em certeza.
O frade Matthew Willingtham, que volta a Milão para encontrar-se com o amigo Arnolfo, se vê obrigado, mesmo a contragosto, a ajudá-lo mais uma vez, compartilhando com ele o peso de uma culpa secreta. Enquanto os boatos que acusam Birago tornam-se cada vez mais recorrentes na cidade, Matthew busca uma prova que demonstre a inocência de Arnolfo. Ao longo do penoso caminho que lhe foi imposto, terá que arriscar a vida, mas encontrará também uma mulher capaz de despertar nele um sentimento que não acreditava que pudesse experimentar um dia.
|