TRIUNFO



Conhecida como “O Oásis no Sertão”, a Cidade de Triunfo está localizada no Sertão do Pajeú, a uma altitude de 1.020m acima do nível do mar, um dos pontos mais altos do Estado de Pernambuco, fica a aproximadamente a 400km da capital, Recife.




Tudo em Triunfo parece ter sido talhado com primor: as ruas cheias de ladeiras e calçadas com paralelepípedos, o casario singelo, as antigas construções datadas do século XIX, os seculares e tradicionais convento e igrejas, as edificações em pedra bruta, a história do cangaço que nos faz voltar no tempo, os mirantes, cachoeiras, grutas, a belíssima visão do Pico do Papagaio, ponto mais alto de Pernambuco com 1.260 m, de onde é possível avistar seis cidades do Vale do Pajeú, os caretas com seus trajes que deixam os visitantes curiosos e deslumbrados com tamanha beleza com mais de um século de existência.


O famoso açude João Barbosa Sitônio localizado no centro da cidade, adornado pela presença do Cine Teatro Guarany inaugurado em 1922 e construído com rocha e óleo de baleia para dar sustentabilidade aos três pavimentos do prédio que é uma das 20 Maravilhas de Pernambuco segundo votação realizada pela Fundarpe e sem esquecer do teleférico que tem seus assentos movidos por cima das serras de Triunfo passando sobre as águas do açude que estão muito poluídas.
Todos que visitam Triunfo têm uma verdadeira aula de arquitetura, história e cultura. Cidade de um povo hospitaleiro, rodeada de serras e vegetação sempre verde.



O Cine Teatro Guarani é um grande casarão de três andares que foi totalmente construído em Rocha e em óleo de baleia, sua data de fundação é do ano de 1922. O Cine teatro Guarani é palco de diversos eventos culturais a nível estadual.




A Cachoeira do Pinga fica no sítio Brejinho e se traduz por uma queda d'água de 60 metros de altura. Além dela, o lugar tem ainda outras pequenas cachoeiras que caem em piscinas naturais de água cristalina.




Casa Grande das Almas é uma construção do final do século 19, erguida pelo alferes João Timóteo de Lima. Localizada no Sítio das Almas, metade dos seus 14 cômodos se encontra em Triunfo (PE) e a outra metade, em Princesa (PB). 



Museu do Cangaço, fundado em 1975 um dos museus mais antigos do Nordeste, guarda um rico acervo da história do cangaço no nordeste brasileiro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget