A CAMINHO DA ESCOLA


Vivemos num mundo dito desenvolvido, onde tudo está facilmente ao alcance de todos, mas esse mesmo mundo caiu numa armadilha, como numa parábola: o filhinho rico deixou de dar importância às coisas fundamentais e, cego pela sua vaidade, trocou a palavra EDUCAÇÃO pela FAMA. A caminho da escola, de Pascal Plisson, é um documentário que coloca tudo em perspectiva e mostra-nos os desafios que jovens em quatro zonas distintas do globo têm de superar apenas para chegar à escola. 



A educação representa uma oportunidade, permite muitas vezes quebrar o ciclo de pobreza arranjando um emprego melhor ou tendo acesso a bolsas para estudar no estrangeiro. Aprender significa poder realizar sonhos como “ser médico para curar outras pessoas como eu”, como diz Samuel (Índia), que para chegar à escola necessita da ajuda dos seus dois irmãos para empurrarem a sua cadeira de rodas durante mais de uma hora, por caminhos de terra e de água. 


Em quatro narrativas paralelas vamos descobrindo também a história de Jackson e a sua irmã (Quénia), que percorrem diariamente 1h30 a pé, Carlito e a sua irmã (Patagônia), que vão de cavalo ao longo de 18 quilômetros, e Zahira (Marrocos), que faz um percurso de 4h a pé pelos caminhos íngremes da montanha. A caminho da escola leva-nos a uma realidade também paralela à nossa, onde em vez de minutos falamos de horas de trajeto, em vez de transportes falamos de pés cansados, joelhos com feridas e roupas sujas. 


A paisagem não é de cimento como prédios e estradas, mas sim vales e montanhas (Marrocos e Patagônia), ou planícies com elefantes e zebras (Quênia). Estes bravos heróis desafiam a sua própria vida para irem aprender, e mesmo depois de um desafio físico extenuante Carlitos mantém um espírito atento e participativo, Jackson vai orgulhoso pela responsabilidade de ser o dia em que vai hastear a bandeira e Samuel sente-se um privilegiado por poder vir à escola apesar da sua reduzida mobilidade, denunciando outros casos em que os pais desistem de proporcionar uma educação aos seus filhos. 


O realizador é também hábil ao mostrar o papel preponderante destes pais, que rezam pela segurança dos seus filhos até à escola, que lhes estimulam o gosto por aprender e para que sejam os melhores da sua turma. Ao som de uma banda sonora que adensa (mais do que habitualmente acontece em documentários) ora o perigo ora a aventura de cada caminho, com planos extremamente abertos que enquadram os protagonista na imensidão geográfica em que se encontram e outros muito fechados, mostrando quanto sofrem os seus pés ao longo do caminho, este filme é uma delicia para os olhos e ouvidos mas ao mesmo tempo um murro no estômago. Documentário inspirador, que mostra a fibra, a coragem e a persistência destes pequenos grandes seres humanos que se desafiam todos os dias pela paixão da educação.

Fonte: http://cinemaville.net/

Ficha técnica:

Título: Sur le chemin de l’école
Ano de produção: 2013 
Realizador: Pascal Plisson
Argumento: Marie-Claire Javoy e Pascal Plisson
Género: Documentário
Duração: 77 minutos
País: Turquia/Países Baixos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget