WHIPLASH


Conhecido pelos roteiros de “O Último Exorcismo – Parte 2” e “Toque de Mestre“, o jovem diretor de apenas 29 anos Damien Chazelle chega ao grande circuito com o seu novíssimo longa, “Whiplash: Em Busca da Perfeição”.
O roteiro, escrito pelo próprio diretor, conta a história de Andrew Neiman (Miles Teller), um jovem baterista de jazz cujo único objetivo na vida é chegar ao topo do seu conservatório de música. 
Atormentado pela carreira fracassada como escritor de seu pai (interpretado por Paul Reiser), Andrew anseia dia e noite por se equiparar aos grandes gênios da música. Terence Fletcher (J.K. Simmons), um professor reconhecido tanto por sua capacidade como instrutor quanto por seus questionáveis métodos, é o regente da melhor banda de jazz da escola. Fletcher descobre Andrew e transfere o aspirante a baterista para a sua banda, mudando para sempre a vida do rapaz.


Absolutamente tudo em “Whiplash: Em Busca da Perfeição” chama atenção. O roteiro costura com maestria as ações, motivações e personalidades de seus personagens – ou seja, um prato cheio para excelentes atuações. Protagonizado por Miles Teller (“Divergente“), que até então não havia encontrado um personagem realmente interessante, aqui o ator pôde explorar as várias nuances emocionais de Andrew. Mas quem rouba a cena é o sempre excepcional J.K. Simmons (“Refém da Paixão“). Simmons interpreta o maestro e instrutor Fletcher com a firmeza, a elegância e a perversidade necessárias para a composição do controverso professor. Com certeza, esse será mais um personagem memorável na galeria de ótimos papeis de Simmons.


Nos quesitos mais técnicos, destaque para a trilha musical, a direção de fotografia e a montagem. Falar sobre a trilha musical em um filme que aborda este universo é chover no molhado; em todo caso, a trilha – quase sempre diegética – é totalmente composta de jazz, um prato cheio para o fãs do estilo. Mas o que enche os olhos e preenche o quadro é a exuberante e sutil direção de fotografia elaborada por Sharone Meir. Com vasta experiência em TV, e alguns poucos trabalhos no cinema (“Coach Carter: Treino para a Vida“), Meir aproveitou como poucos a oportunidade e, com uma fotografia em tons quentes, criou um ambiente visual rico, conferindo charme e elegância à película. 



A montagem executada por Tom Cross (“Coração Louco“, como montador adicional) pode até ser encarada como trivial (em vários momentos, Cross se utiliza do ritmo da música), mas ela se sobressai nos detalhes.



O longa foi o vencedor do Sundance Film Festival de 2014.


Título Original: “Whiplash”
Gênero: Drama / Musical.
Origem: E.U.A.
Duração: 106 Minutos.
Ano de Lançamento: 2015.
Elenco: Miles Teller, J.K. Simmons, Melissa Benoist, Paul Reiser, Austin Stowell, Jayson Blair, Nate Lang e Damon Gupton.
Roteiro: Damien Chazelle.
Direção: Damien Chazelle.


Fonte: www.pipocagigante.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget