GAMLE STAVANGER



Gamle Stavanger (Antiga Stavanger) é uma área da cidade de Stavanger, no condado de RogalandNoruega, que consiste de 173 casas de madeira que foram construídas no século 18 e no início do século 19. A área inclui o Museu Canning Norueguês que exibe uma fábrica típica da década de 1920.



Nos anos após a Segunda Guerra Mundial, um novo plano da cidade foi criado para Stavanger. Ele incluía a demolição da maioria dos antigos edifícios de madeira no centro da cidade, e a substituição por novas estruturas modernas em concreto. Uma voz única falou contra este plano, e hoje é reconhecido que Gamle Stavanger deve sua existência ao arquiteto Einar Hedén. Em 1956, o conselho da cidade votou para conservar a parte do centro antigo da cidade.

A área selecionada para a conservação foi considerada a menos desejável, consistindo de pequenas construções de madeira degradadas localizadas no lado oeste de Vågen. Hoje esta área tem as casas de madeira mais bem conservadas da Europa do Norte, tanto do século 19 e 20. Algumas das casas são de propriedade do município, mas a maioria são de propriedade privada. Ao longo dos anos a área foi deixando de ser decadente para torna-se moderna.

Gamle Stavanger tem crescido e atualmente abrange uma área com mais de 250 edifícios. Em 1975, o Conselho da Europa, fez ver Gamle Stavanger, juntamente com Nusfjord e Roros, exemplos de como a conservação de edifícios antigos pode muito bem integrar-se ao uso, e como a reabilitação arquitetônica pode contribuir com a consciência de proteção histórica aos valores culturais e patrimoniais locais.  



















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget