ONDE DIABOS FICA A BRATISLAVA?



Em uma barraquinha de souvenires de uma das praças da capital da Eslováquia é possível encontrar camisetas com uma curiosa estampa: 'Where the fuck is Bratislava?' ou, em uma tradução mais amena, 'Onde diabos fica a Bratislava?'

Até os próprios eslovacos ironizam a fama de destino desconhecido desta cidade da Europa Central. Por 70 anos, a Bratislava dividiu território com a vizinha Praga, durante a existência da Checoslováquia, antigo estado da Europa Central que reunia nações conhecidas, atualmente, como Eslováquia e República Checa.


A separação só ocorreria em 1993 com a redemocratização do país após a Revolução de Veludo, protesto não-violento que daria origem à saída dos comunistas.




A maior cidade eslovaca não tem a mesma popularidade da vizinha Praga, mas surpreende com seu cenário de construções medieval, alemã, austro-húngara, judaica e comunista, quase todas separadas por poucos metros de distância.



Localizada às margens do rio Danúbio, a Bratislava tem apenas 367 km² e é conhecida como a pequena grande cidade da Eslováquia. A cidade serviu de residência de celtas, romanos, alemães, húngaros e judeus, povos responsáveis pela diversidade cultural e arquitetônica do destino que por vezes confunde (e surpreende) o visitante.



Curiosamente, a cidade é a única capital da Europa localizada próxima a fronteiras de outros países, como as da Hungria e a Áustria.



Do outro lado do Danúbio, já em território afastado do bem preservado setor histórico, a cidade parece vestir-se com outra roupagem e faz referência aos anos em que o país esteve sob administração comunista, entre 1948 e 1989, e ergueu uma infinita sequência de edifícios de concretos em forma de caixote.



Atualmente, a cidade é um destino discreto do sudoeste da Eslováquia que vem atraindo a atenção de visitantes que desembarcam nas capitais vizinhas mais populares e com fama internacional garantida como Viena, Praga e Budapeste. Segundo dados oficiais, o turismo na cidade cresceu mais de 16% de 2010 para 2011.





Castelo da Bratislava: Não muito longe do centro histórico da cidade há construções que merecem ser visitadas. Localizado próximo da Cidade Velha, o Castelo da Bratislava é um dos pontos turísticos e históricos mais icônicos. Os celtas foram os primeiros moradores do local, cuja estrutura imponente foi se transformando ao longo dos anos com a inclusão de uma torre, no século 13; a reconstrução em estilo gótico ocorrida entre 1387 e 1437; e a longa reforma após um incêndio ocorrido no início do século 19. Atualmente, o castelo abriga o Museu da História, mas já serviu também como residência de monarcas húngaros, no século 16, e uma luxuosa casa de estilo barroco, entre 1740 e 1780.


Castelo de Devin: Outra obra do período medieval que merece ser visitada são as ruínas do Castelo de Devin, declarado Monumento Nacional e um dos mais antigos da Eslováquia. Estrategicamente localizado no encontro dos rios Danúbio e Morava, este antigo castelo encravado nas pedras de uma colina tem sua primeira referência escrita em 1223 e, a partir do século 15, serviu de residências para diversas famílias aristocráticas. As ruínas atuais são resultado da invasão do exército comandado por Napoleão Bonaparte, em 1809. O castelo se localiza no vilarejo de Devin, a meia hora da Bratislava, de onde saem ônibus do terminal sob a Novy Most.


Centro histórico: As ruas estreitas de paralelepípedos dão acesso à bem preservados edifícios de diferentes períodos que abrigam atrações como o curioso Museu da Farmácia, instalado em uma construção barroca que serviu de endereço para uma farmácia do século 16, e o Museu dos Relógios, cujo acervo reconta a história da produção desse objeto desde o fim do século 17.


O acesso a essa área se dá pelo único portal remanescente do período medieval, conhecido como Portão de São Miguel, que abriga o quilômetro zero com as distâncias de 29 capitais do mundo e uma torre com 51 metros, cujo terraço oferece vistas panorâmicas da cidade. O Museu de Armas também se localiza no ali.



Na região está também o edifício da Antiga Prefeitura (Stará Radnica, em eslovaco), um complexo de construções erguidas a partir do século 13 que abriga o Museu da Cidade, o mais antigo da Bratislava, erguido em 1868. Para mais informações sobre estes e outros espaços museológicos, acesse: www.muzeum.bratislava.sk.



Estátuas: Personagens imortalizados em estátuas de bronze são os atrativos mais populares da capital da Eslováquia. Espalhadas pelas ruas do centro histórico da cidade, as obras homenageiam personagens como um fotógrafo paparazzi, um soldado napoleônico que descansa sobre um banco da praça Hlavné Námestie e até um trabalhador que emerge do subterrâneo, considerada a única do mundo a ser instalada na saída de um bueiro. O roteiro pode ser realizado a pé, de forma independente.


Navegação pelo Danúbio: O segundo rio mais longo da Europa, com quase três mil quilômetros de extensão, serve de cenário para passeios fluviais com diferentes pontos de parada e tempo de duração. As opções vão desde tours de 45 minutos sob as pontes da Bratislava até passeios de 1h30 rumo ao Devin Castle, no encontro dos rios Danúbio e Moravia. Já a rota internacional conta com passeios de 1h45 até a austríaca Viena, a 60 km de distância da Bratislava. Mais informações sobre rotas e horários, acesse: www.lod.sk ewww.twincityliner.com


Tours gratuitos: Encabeçados por guias voluntários, estes passeios de duas horas passam pelas atrações turísticas mais populares como a Igreja St. Martin, o Castelo da Bratislava e o setor comunista da cidade. Os tours em inglês acontecem duas vezes por dia, em horários que variam de acordo com a época do ano. O ponto de encontro é a praça Hviezdoslav e não é necessário fazer reserva antecipada. Mais informações: www.befreetours.com


Trilhas: Nos arredores da Bratislava, o visitante mais aventureiro encontra diversas trilhas de nível fácil. Localizada a poucos metros do Castelo de Devin, a 30 minutos da Bratislava, a Reserva Natural Devínska Kobyla é equipada com trilhas sinalizadas que dão acesso a atrativos naturais como Sandberg, uma montanha arenosa considerada uma das mostras paleontológicas mais importantes de toda a Eslováquia com fósseis e rochas do Período Terciário com, aproximadamente, 16 milhões de anos. As margens do rio Morava contam ainda com ciclovias e áreas para caminhadas.













Mini trem: A cidade conta com passeios a bordo de um veículo que os próprios locais chamam de mini trem, que circula por pontos do centro histórico onde a passagem de automóveis é proibida. Com duração de até uma hora, o tour passa por atrativos como a praça principal Hlavné Námesti, a igreja de St, Martin e o topo da colina onde se localiza o Castelo da Bratislava. Mais informações:www.tour4u.sk



Restaurante em forma de OVNI:
Localizado em uma ponte estaiada assimétrica sobre o rio Danúbio, conhecida como Novy Most, o UFO (www.u-f-o.sk) é um bar-restaurante que funciona no interior de uma estrutura em forma de disco voador e que oferece vistas panorâmicas de até 100 km.

















Informações turísticas


Como chegar: Este destino localizado entre Polônia, República Checa, Áustria, Hungria e Ucrânia, não conta com voos diretos a partir do Brasil. Para quem chega de avião, cidades europeias como Paris, Londres e Frankfurt servem de principal ponto de partida em direção à Bratislava.



Uma das opções para chegar à Eslováquia são as viagens ferroviárias a partir de Praga (quatro horas de duração até Bratislava), Budapeste (2h45) e Viena (1h).

Fonte: http://viagem.uol.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget