ESTÁ TUDO CERTO


Alles ist gut é um grande debut da roteirista e diretora Eva Trobisch. É sobre uma mulher, Janne, tentando seguir em frente depois de ser estuprada. Trobisch aborda o assunto pesado com destreza e clareza. Alles is gut , que se traduz em "Está Tudo Certo", retrata os efeitos devastadores da violência casual e do isolamento que vem sendo vítima. É um filme quieto e intimista, tão nuançado em sua escrita, direção e performances que envolve o espectador e os coloca no lugar de Janne. O filme de Trobisch é específico em sua visão e universal em seus temas, e nunca se inclina ao proselitismo para expor seus pontos.

Janne (Aenne Schwarz) e seu namorado Piet (Andreas Dohler) estão tirando o melhor proveito de uma situação ruim depois que seu parceiro de negócios lhes aplica um golpe. Eles tentam manter uma aparência otimista, mas a realidade da situação financeira pressiona Janne a aceitar um emprego com um velho amigo, Robert (Tilo Nest). Isso abala o relacionamento de Janne e Piet, já que o novo trabalho significa que eles passarão mais tempo separados. A oferta de emprego parece ser uma dádiva de Deus no início, mas tem consequências não intencionais para todos. 

Trobisch introduz caracteres de uma maneira simples que quase os torna esquecíveis. Mas você nunca sabe quais pessoas terão um grande impacto em sua vida quando você as conhecer pela primeira vez. Este filme quer que você considere que todos escondem detalhes de suas vidas. O ponto não é que as pessoas são complicadas, o ponto é que elas são complicadas de maneiras imprevisíveis. 


Para Janne, os erros aparecem quando ela leva Martin, bêbados, à sua casa depois de uma festa. Um gato preto cruza seu caminho, mas apenas o público captura a implicação obviamente sinistra. Brincadeiras levam a um beijo forçado quando os dois entram, e Martin estupra Janne.

Tantos filmes construíram sua reputação em cenas de estupro angustiantes, explícitas e frequentemente exploradoras. A abordagem de Trobisch é mais contida, mas não é mais fácil de assistir. Ela enquadra a cena para que sua atenção permaneça no rosto de Janne.


Nos dias que se seguem, Janne tenta manter sua rotina e apresentar um senso de normalidade. Mas essa frente desmorona nos momentos pequenos e tranquilos, quando Janne está sozinha sem escapatória. É nesses momentos que Alles é liberada toda sua carga emocional. Schwarz ancora o filme como Janne, transmitindo oceanos de conflitos emocionais apenas com suas expressões e pequenas ações

Como Janne internaliza sua dor, seu mundo coeso começa a se aproximar dela. Seu senso de isolamento se intensifica. Ela transa sem paixão com Piet, começa seu novo emprego e tem a chance de contar à mãe o que aconteceu, mas não consegue conjurar as palavras. Quando ela se aproxima, ela se torna alheia às pessoas ao seu redor. A primeira vez que ela faz um balanço de alguém é quando Martin aparece de surpresa em uma ida ao teatro. Martin vê Janne e, por um momento, sua culpa é impossível de esconder. Ele pode agir como se tudo fosse normal, mas seu corpo o trai nesse momento. Ele sabe o que ele fez. Janne vê isso e esse reconhecimento é tudo.


O tempo de execução do filme é muito curto e sua apresentação é muito realista, para que Janne alcance uma cura real. Tal final teria parecido fraudulento de qualquer maneira, então Trobisch não se incomoda com falácias. Alles ist gut termina com Janne oscilando à beira de um colapso. 

Ficha técnica
Título Original: Alles ist gut 
Direção: Eva Trobisch
Elenco: Aenne SarzAchwndreas Döhler, Hans Löw 
País: Alemanha
Ano: 2018

Fonte: The Daily Dot
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