SARAH FABER


O que se observa nos pequenos rostos dos bonecos feitos por Sarah Faber, escritora e artista plástica canadense, são os olhos, todos os outros detalhes como queixos pontudos e bocas impassíveis são diminuídos por seus grandes olhos brilhantes.

A maioria dos rostos são assustadoramente brancos - uma metáfora para o vazio, a falta de vida de seus olhos lançada dentro de uma forma humana realista remetendo a filmes de terror. Mas nos olhos há indícios de inteligência quase humana, como se uma fração de individualidade (arrependimento, desafio, neurose) viesse de lá. O efeito é  assustadoramente bonito.
O estilo das bonecas "Black-eyed suzie", nome que Faber deu a loja online onde vende suas criações, foi influenciado pelo amor aos romances góticos e figurinos vitorianos. As bonecas seguem os mesmos traços alongados e olhos arregalados dos personagens de Edward Gorey e Tim Burton. 
Segundo Sarah, o trabalho dos olhos é bastante minucioso, "cada olho é diferente, é realmente difícil fazer os olhos de forma harmoniosa e isso não é o meu objetivo. Gosto do fato de que eles sejam um pouco estranhos", e esta estranheza é o que torna sua obra tão singular.
Cada boneca leva cerca de 20 a 30 horas para ser feita, e as mais elaboradas demoram ainda mais tempo. Faber faz uma série de bonecos de uma vez, para reduzir o tempo de preparação necessário para cada etapa do processo - fazendo os olhos, a construção da armação de arame do corpo, esculpindo o papel machê, pintando, costurando as roupas, e construindo os adereços. Tudo é esculpido, o rosto e os membros tem de ser construídos em camadas, cada camada é cuidadosamente sobreposta e seca ao ar livre antes que venha a próxima, sendo que uma boneca pronta leva cerca de 10 camadas cada uma.
Com rostos expressivos e delicados, roupas e adereços minuciosamente confeccionados capturam mais do que apenas um estado de espírito ou sentimento. Tal como personagens retiradas de um romance, as bonecas parecem sugerir complexas histórias de vida. 

http://blackeyedsuzie.squarespace.com
http://blackeyedsuzie.typepad.com/my_weblog/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget