THE NEWSROOM - 1ª TEMPORADA


Diferente do que acontece no Brasil, o noticiário de qualidade e alcance nacional nos EUA é feito majoritariamente em canais da TV a cabo (como CNN, FOX News, MSNBC, ABC News etc.) com âncoras que tem total controle editorial de seus programas e que refletem em suas opiniões a polarização política flagrante naquele país. 


Tomar partido lá, então, não é algo apenas comum, mas esperado pelo público, já que o americano quer ver espelhado na tela aquilo que ele acredita e concorda, sem ser questionado (ou sem ter suas convicções abaladas por uma opinião diferente). E é esse mundinho que The Newsroom, a nova série do sempre competente Aaron Sorkin (The West Wing, Studio 60 on the Sunset Strip), vai abordar. Will McAvoy (Jeff Daniels, excelente) é um âncora que vai numa direção oposta dos demais. Ele é certeiro, polêmico, mas trabalha sem vestir uma bandeira política (ou, como a série diz, sem “irritar” um dos lados). Mas após um debate numa faculdade onde o resignado e notadamente cansado jornalista é questionado sobre os motivos pelos quais a “América” é o maior país do mundo, o sujeito presta uma declaração realista, sincera e dura para a maioria cega e idealista. Isso acaba fazendo-o tirar férias forçadas para então retornar e encontrar quase toda a sua equipe migrando para a redação de um novo programa jornalístico que estreará na mesma emissora.


Nesse contexto, Will precisa restabelecer seu time de repórteres enquanto é obrigado a aceitar a contratação de uma nova produtora executiva, McKenzie McHale (Emily Mortimer), um antigo caso amoroso que ele obviamente não superou. Acertadamente, The Newsroom estabelece a sua narrativa no ano de 2010, bem no início da parte mais acirrada da campanha política presidencial americana (já que as eleições ocorrem neste ano de 2012). Desta forma, os roteiristas aproveitam os fatos que já ocorreram para construir interessantes histórias em volta, como no caso do derramamento de óleo da empresa BP no golfo do México, aqui explorada quando a notícia ainda era tratada como uma mera busca de trabalhadores da companhia após um acidente. Mas mais do que isso, o drama provou ser irrepreensível também em aspectos fáticos. Note por exemplo que, quando a data em que se passa o episódio é mostrada na tela – 20 de Abril de 2010 – logo em seguida podemos ver chuva do lado de fora do prédio do canal ACN News. E realmente choveu naquele dia em Nova York, segundo os registros metereológicos. Além disso, a série faz diversas críticas ao sistema noticiário dos EUA seja ao mostrar editores e produtores ignorando a apuração de um enorme desastre ecológico em potencial apenas porque o software da redação classificava o report como “amarelo” (em vez de vermelho) ou quando, mais tarde, o mesmo editor reconhece que o approach do novo time em investir na notícia estava certo. A maioria dos noticiários concorrentes abriu com com matérias de um protótipo de iPhone perdido num bar (o que, mais uma vez, realmente ocorreu naquele mesmo dia 20/04/2010). 


O cenário de The Newsroom é uma redação em 360º, o que oferece um grande obstáculo técnico (repare que a câmera circula o tempo todo sem exibir a parte que deve ficar fora de quadro), denotando não apenas o capricho estético do design de produção como também o esmeiro de seus realizadores em incorporar o dinamismo necessário para uma redação na própria linguagem da série. Os diálogos são aqueles já característicos do texto de Sorkin: rápidos, inteligentes e sempre relevantes, seja quando está discutindo política ou falando de um mero romance de escritório. Aliás, o episódio de abertura termina com uma ótima cena justamente sobre isso. Ainda que de certa forma idealizando e romantizando o “fazer” da notícia.

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