PISCINAS BIOLÓGICAS: ÁGUA LIMPA COM A AJUDA DE PLANTAS


Você já pensou poder tomar banho em uma piscina com água cristalina mas que não é tratada com cloro ou outros agentes químicos? Parece difícil de imaginar, mas as piscinas biológicas oferecem exatamente isto.

As piscinas biológicas são pequenos lagos ornamentais que são utilizados como piscina. Seu sistema de filtragem é feito através micro-organismos e plantas, o que torna a água limpa sem a utilização de produtos químicos. Este tipo de construção é amplamente utilizado na Alemanha, na Áustria e na Suíça.

A foto acima pertence ao site www.piscinasbiologicas.com.pt

As piscinas biológicas são divididas em duas áreas: área de natação e área de plantas, sendo que o filtro de plantas é totalmente separado da área de banho, assemelhando-se com as piscinas tradicionais. Esta divisão é feita para impedir que o banhista mergulhe entre um emaranhado de plantas, infestadas de insetos e girinos.
Na área de plantas a água é limpa e mantida biologicamente pura através de espécies vegetais e de micro-organismos. As plantas são os produtores do sistema, uma vez que ao realizarem fotossíntese através da energia solar, produzem biomassa. Esta biomassa é consumida pelos micro-organismos, os consumidores do sistema, assim, toda a biomassa vai ser mineralizada pelos decompositores. Estes microrganismos transformam a matéria orgânica em substâncias inorgânicas (dióxido de carbono, água e sais minerais - nitratos, fosfatos, sulfatos, entre outros), substâncias estas que são necessárias para o crescimento das plantas, formando um ciclo permanente de trocas de matéria e de energia.


O material vegetal, ao assimilar os nutrientes da água, pelas folhas ou pela raiz, compete diretamente com as algas pela obtenção de alimento. Para controlar a expansão das algas, é necessário reduzir ao máximo a entrada de nutrientes e retirar parte da biomassa em excesso na piscina.


A foto acima pertence ao site http://blog.tudosobreplantas.com.br


Para completar este sistema é necessário instalar uma bomba que irá transportar a água da piscina de banho para a piscina de regeneração.
As piscinas biológicas além de serem um ótima opção para as químicas utilizadas nas piscinas tradicionais, ainda apresentam outra vantagem do ponto de vista arquitetônico: elas se integram melhor na paisagem do que as tradicionais piscinas feitas de cimento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget