FILOSOFIA E LITERATURA FRANCESA



O Espaço Ética oferece com exclusividade um dos mais belos, tocantes e divertidos cursos do Professor Clóvis de Barros Filho (*): Filosofia e Literatura Francesa. O Curso, discute questões centrais da filosofia abordadas por pensadores consagrados a partir de clássicos da literatura francesa, escritos por RacineMolière, Voltaire,.Victor Hugo e outros. Desta forma, a literatura “dá carne” à filosofia, aproximando questões teóricas de alguma experiência de vida. Este curso foi pensado para que filosofia e literatura se ajudem, com ganho intelectivo para apreciadores de uma das duas ou de ambas. 



Fedra e o Amor

Nesta aula inaugural, o professor Clóvis aborda a tragédia de "Fedra", peça teatral de Racine. O amor, tema central da obra foi objeto de estudo, a partir do "Fedro", de Platão, passando pelos estóicos e chegando a Racine.




Misantropo e Tartufo

Nesta aula, o professor Clóvis aborda as duas obras de Molière, "Tartufo" e "Misantropo". A temática abordada na primeira obra foi a da confiança e da construção identitária. Já na segunda obra, tratou-se, na complexa trama, da relação do indivíduo com a sociedade, e dos valores comumente aceitos.



Cândido e Zadig

Nesta terceira aula do curso, o professor Clóvis trata de duas obras do filósofo e escritor Voltaire. Duas obras-primas, que dialogam diretamente com obras e questões filosóficas da modernidade. Cândido e Zadig que nos fazem refletir sobre como vivemos.


A Nova Heloísa

Aqui o professor Clóvis aborda o romance "A Nova Heloísa", de Jean Jacques Rousseau, uma obra discutida a partir das idéias filosóficas de amor.


O Vermelho e o Preto

Nesta aula, o professor Clóvis trata do romance "O Vermelho e o Preto", de Stendhal. A complexa trama e as amplas descrições psicológicas dos personagens são destrinchadas em uma análise profunda e esclarecedora.


Madame Bovary

Nesta aula, o professor Clóvis apresenta e discuti a obra "Madame Bovary", uma personagem que viveu a vida pelos olhos da literatura, e que sofreu a vida toda por amor. 



Les Misérables

Nesta aula, o professor Clóvis trata da obra de Victor Hugo. A trama é analisada a partir da eterna luta entre indivíduo e sociedade. A estereotipização vitimante é abordada, seguindo-se uma profunda análise sobre a origem do mal.



Les Misérables e o Mal

Nesta aula, o professor Clóvis continua uma reflexão sobre o mal. Os tipos de mal são abordados, culminando a reflexão do mal moral.

Germinal

Nesta aula o professor Clóvis discute a obra de Émile Zola, "Germinal", a partir de definições de estética e escolas do pensamento, como naturalismo e realismo.



A Náusea

Nesta aula o professor Clóvis discuti, a partir da obra "A Náusea" de Jean Paul Sartre, o pensamento Heideggeriano, concentrando-se na explicação dos conceitos de tédio, alegria e angústia, de acordo com o pensador alemão. Em uma aula épica, o professor Clóvis destrincha um dos mais herméticos pensadores da história. 


O Amante

Nesta aula, a partir da obra "O Amante", de Marguerite Duras, o professor Clóvis refleti a condição humana de ser livre, a partir dos conceitos de essência do ser, de liberdade e da ideia do idiota em Rousseau. 


(*)Clóvis de Barros Filho. Bacharel em Comunicação Social e Direito, é doutor em Direito Constitucional e em Sociologia do Direito pela Faculté de Droit, d'Economie et des Sciences Sociales (Paris) e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP. É professor livre-docente pela ECA-USP, coordenador do curso de "Ética e Meio Ambiente" do PEC/FGV, consultor de Ética da UNESCO, consultor e conferencista do Espaço Ética. É autor dos livros “Ética na Comunicação” (Ed. Summus), coautor do livro "A vida que vale a pena ser vivida" (Ed. Vozes) entre outros. 
Siga o painel Na dúvida... experimenta! de Claudia no Pinterest.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget