BOOK TRAILER AQUECEM MERCADO LITERÁRIO


Imagine ligar a televisão e, em vez do comercial de sabão em pó, deparar-se com a propaganda de um livro. Ela pode até parecer um filme, graças ao estranhamento que certamente vai causar, mas, ao final, você descobre que se trata de um livro. E de mais de 300 páginas. As editoras brasileiras descobriram o filão há três anos e ainda investem timidamente. Nos Estados Unidos, o book trailer é peça de divulgação de obras há pelo menos meia década e é levado tão a sério que o site Amazon criou até um prêmio para os melhores produtos.

Os book trailers são peças de circulação em ambientes muito específicos. Todos estão disponíveis no YouTube, mas costumam ser apresentados em feiras de livros, eventos promocionais e nos sites das próprias editoras. Algumas optam também por outros espaços. “Veicular em cinema é muito interessante porque você consegue programar o book trailer antes de um filme que tenha afinidade com o seu público-alvo”, avalia Bruno Zolotar, diretor de marketing da Record, que costuma produzir os próprios trailers, mas também incentiva a interação com o leitor.
O formato tem recepção especialmente positiva entre os leitores jovens e a editora carioca, que chegou a criar um concurso para escolher o melhor trailer feito pelo público para o livro Amores infernais(Melissa Marr). “É uma forma legal de descobrir o tom do livro. Por meio das imagens e da trilha sonora, dá para saber se o livro vai ser mais tenso, uma comédia descontraída, um livro de terror”, diz a estudante Pâmela Gonçalves, leitora compulsiva e vencedora do concurso da Record. “Sempre espero que o vídeo transmita a personalidade e o tipo de história que terá o livro. Infelizmente, alguns são um pouco informativos demais e entregam alguns spoilers. Isso pode ser chato. Na maioria das vezes, adoro ver.”
Para Roberto Feith, editor da Objetiva, os trailers são espaços ideais para experimentar linguagens e diálogos com o leitor. “A mídia para cinema tem algumas limitações de formato de áudio, por isso, essas produções tendem a ser mais restritas a imagens. Na internet, ficamos mais livres para criar e podemos lançar mão de roteiros mais ousados”, diz. O ideal é imprimir nos vídeos o que Feith chama de capacidade viral. Se instigante e ben-feita, a peça repercute em perfis e rede sociais, tornando-se mais eficaz do que anúncios, graças aos comentários e compartilhamentos.


Trailer para livros é uma tendência mundial que só se tornou possível com a popularização dos sites de hospedagem de filmes como o YouTube e o barateamento de novos softwares e câmeras. A projeção digital em salas de cinema contribuiu para a viabilidade desses curtas. O conteúdo costuma ser irregular. Pode acrescentar ao livro quando traz entrevistas com autores. Pode alimentar as especulações sobre determinado escritor, caso do recluso Thomas Pynchon, que narra o trailer. E pode ainda revelar o quanto a narrativa é próxima de uma linguagem visual e cinematográfica. Alguns são bem conservadores, como os da Record para Se eu fechar os olhos agora, de Edney Silvestre.
Alguns pontos importantes para criar e produzir um book trailer efetivo:

1 – O Visual de um Book Trailer é como a capa de um livro, precisa ser chamativa e dar uma ideia do que virá dentro do livro.
2 – A informação deve ser concisa e direta, com um tempo e corte ágil. Selecione poucas palavras ou frases e algumas imagens. Uma boa música ou sonoplastia também ajuda a criar o ambiente.
3 – Na criação e produção é importante achar o tom certo do vídeo. Imagens em movimento pedem sincronia e equilíbrio de todos os elementos. A informação deve ser concisa e direta, com um tempo e corte ágil.
4 – Objetividade é fundamental para divulgar um produto/criação. Quanto mais direta e eficiente a mensagem, melhor.
Existem muitas técnicas e recursos para produzir um vídeo deste tipo, com variados orçamentos. Para fazer um bom book trailer, contrate empresas ou profissionais que saibam entender o que você quer e o que será mais indicado no seu caso (o que podem ser coisas distintas).
Na dúvida, opte pela simplicidade. Mas faça, e passe a uma etapa fundamental, saber divulgar:
5 – Não basta ter um bom vídeo pronto. É preciso colocá-lo nos pontos certos e divulgá-lo, seguindo uma estratégia que defina para quais públicos é importante atingir. Formadores de opinião, revistas especializadas, blogs temáticos, eventos relacionados e outros canais.
6 – É preciso estimular também a interação, fazendo com que outras pessoas se envolvam e compartilhem. Acompanhar e responder os comentários, procurar canais importantes de mídia, gerar diálogo e troca de ideias.
7 – Use palavras-chave e tags para indexar seu vídeo. Crie frases e chamadas de impacto. Imagens e capturas de fotogramas também podem trazer novas visitas.
8 – Saiba avaliar o resultado. Quem viu, como viu, de onde veio, opiniões, repercussões e avaliação. Não tenha medo de questionar suas ações e decisões, e se for o caso ajuste sua estratégia de comunicação.

Ser tudo correr bem e atingir suas expectativas, pense em fazer mais vídeos. Um book trailer pode até gerar um canal do assunto e vários outros vídeos. Depoimentos, bastidores, entrevistas, outras versões do mesmo tema.

Podemos e devemos exercitar a nossa criatividade. Na web temos a vantagem de que tudo pode ser mudado e aperfeiçoado. Use isso a seu favor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget