O QUE SÃO NUTRACÊUTICOS?



Os nutracêuticos são alimentos, ou parte deles, que têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e tratamento de doenças. 



O termo nutracêutico vem de “nutri”, nutriente e “cêutico”, de farmacêutico, ou seja, alimentos que nutrem e trazem saúde.

Todo alimento natural contém, em doses variáveis, componentes essenciais à nossa saúde, como vitaminas, minerais, enzimas, fibras, etc. Porém, certos alimentos contém, além destes, outros componentes com grande capacidade protetora da saúde.

Esses alimentos vão além de suas funções nutricionais básicas, pois, contribuem com a redução de risco das doenças crônico-degenerativas.

O termo alimento funcional foi primeiramente introduzido no Japão por volta de 1980. De acordo com a definição do International Life Science Institute, um alimento pode ser considerado funcional ao conseguir demonstrar satisfatoriamente que possui um efeito benéfico sobre uma ou várias funções específicas no organismo (além dos efeitos nutricionais habituais), que produz melhora no estado de saúde e bem estar ou reduz o risco de uma enfermidade.

O efeito terapêutico inclui alteração na composição de gorduras corporais, redução na absorção do colesterol, regulação da coagulação do sangue, influência nas atividades digestivas entre outras.

Atualmente existem alguns alimentos que já tem suas propriedades funcionais comprovadas. Por exemplo:

– As fibras diminuem o colesterol sangüíneo, a glicemia em pacientes diabéticos e previne o câncer de cólon.

– O tomate possui um pigmento chamado licopeno, que age contra os cânceres de próstrata, cólon, pâncreas e pulmão.

– O alho e a cebola possuem a aleína que é um excelente antiinflamatório.

Assim, vamos nos beneficiando destas pesquisas e conhecendo melhor as propriedades daquilo que ingerimos. Mas, por enquanto a alimentação equilibrada e variada é a melhor receita para obtermos os benefícios proporcionados pelos alimentos.
Além de alimentação balanceada, hábitos de vida saudáveis também contribuem para a saúde.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget