ZDZISLAW BEKSINSKI


Até hoje as pinturas de Zdzisław Beksiński exercem um grande fascínio. Este fascínio estaria relacionado às tragédias horríveis de sua vida ou simplesmente pelos sentimentos que as obras evocam?


Durante sua longa carreira, Zdzisław Beksiński trabalhou em vários campos da arte: escultura, fotografia, artes gráficas, desenho e, por último, a pintura. Todas as pinturas de Beksiński não possuem título - ele queria evitar qualquer interpretação metafórica de suas pinturas. 


Como artista, Beksiński ficou fascinado com a morte, a decadência e a escuridão.Mas essas não eram suas únicas fascinações. Também se interessava pelo erotismo, o abstracionismo e o misticismo oriental. A partir de meados dos anos 60, ele se tornou muito popular na Polônia. Nos anos 80 e 90, suas pinturas foram exibidas no exterior, principalmente França e Japão, tornando-se um artista reconhecido internacionalmente. Seu estilo às vezes é comparado ao de Hans Giger.


Projetando ônibus

Beksiński, nasceu em 1929, completou a Faculdade de Arquitetura na Universidade de Tecnologia de Cracóvia. Depois de trabalhar na construção, ele começou a trabalhar em sua cidade natal, Sanok, como designer de ônibus para uma fábrica automotiva. 


Na década de 50, tornou-se fotógrafo. Algumas de suas obras fotográficas são descritas como expressionistas surrealistas. Uma de suas fotos mais famosas, Corset Sadista, mostra o gosto de Beksiński por temas sadomasoquistas. Ele finalmente desistiu da fotografia no início dos anos 60, porque ficou desapontado com as possibilidades limitadas de alterar as imagens que ele capturava. A fotografia parecia restringir sua imaginação, então ele se voltou  ao desenho e a pintura, campos que ofereciam a possibilidade de "fotografar sonhos", como ele disse. 


Antes de dedicar-se a pintura e ao desenho, esculpiu por um breve período, criando vários relevos abstracionistas. A pintura seria o meio mais adequado à sua visão pessoal. Depois de seus primeiros sucessos como pintor, e após sua demissão da fábrica de ônibus em 1967, dedicou-se exclusivamente à arte. 


Sonhos e obsessões

Beksiński prestou pouca ou nenhuma atenção às tendências da arte - ele não tinha intenção de se tornar um favorito dos críticos. Em vez disso, ele permaneceu fiel a seus sonhos e obsessões, o que, no final, ganhou grande popularidade. 


Nos anos 60 ele criou vários desenhos sadomasoquistas. Desde o final dos anos 60 até meados dos anos 80, ele trabalhou no que seria seu período mais famoso - sua série "fantástica". Os temas predominantes nessas obras oníricas são paisagens infernais perturbadoras, figuras de pesadelo e arquitetura sombria e sobrenatural. Isso fez dele um nome conhecido na Polônia e torno-se famoso no exterior. 


Após o chamado período fantástico, o estilo de Beksiński mudou e ele entrou num período que ele descreveu como "gótico". As pinturas deste período retratam cabeças deformadas e figuras menos sonhadoras, que apresentam uma harmonia plástica específica.



Tragédia

Beksiński morava com sua esposa Zofia e seu filho Tomaz em Varsóvia, depois de terem saído de Sanok em 1977. Na capital, o pintor levou uma vida sem intercorrências - passava a maior parte do tempo em seu apartamento trabalhando, ouvindo música e assistindo filmes. Ele não gostava de sair, socializar ou viajar. 


No entanto, a série de infortúnios que aconteceu com Beksiński e sua família fez com que a história de seus últimos anos se tornasse bem conhecida. Em 1998, sua esposa morreu de câncer. Um ano depois, seu filho Tomaz, tradutor e jornalista de música popular, aficionado por rock gótico, cometeu suicídio. 


Em 2005, o pintor foi esfaqueado em seu apartamento pelo filho de 19 anos de sua empregada, por ter se recusado a emprestar-lhe dinheiro. Seus trágicos últimos anos costumavam estar relacionados com a obscuridade de sua arte


Inspirações

Muitos foram inspirados pela arte de Beksiński. Na Polônia, suas obras influenciaram muitos músicos de rock e criadores do jogo de aventura. 


O notável cineasta mexicano Guillermo del Toro, que dirigiu o filme ganhador do Oscar O Labirinto do Fauno, é um conhecido admirador dos trabalhos de Beksiński. Um filme polonês focado na vida da família depois de 1977, intitulado Ostatnia Rodzina / The Last Family, foi lançado em 2016.


Autor: Marek Kêpa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget