PARAÍSO PERDIDO



Um dos pilares da cultura de língua inglesa, John Milton é um clássico em que a erudição épica renascentista se associa à sonoridade retórica e religiosa do barroco. Sua obra-prima é a epopeia ´Paraíso Perdido´ (1667), em que recria o conflito entre Lúcifer e Deus com uma metafísica monista e uma espécie de materialismo cristão.

Composta de 12 livros e escrita em pentâmetros ingleses, a obra apresenta a inovação dos versos brancos (sem rima), com extraordinário senso de ritmo e sonoridade. John Milton é considerado o maior poeta lírico e épico inglês.

Autor


John Milton (1608-1674) foi poeta inglês. Um dos principais representantes do classicismo de seu país. Autor de "O Paraíso Perdido", um dos poemas épicos mais importantes da literatura universal.


John Milton (1608-1674) nasceu em Cheapside, Londres, no dia 9 de dezembro de 1608. Filho de John Milton Senior e Sara Jefferey. Estudou na St Paul's College, em sua cidade natal. Em 1625 ingressa no Christ's College, em Cambridge.

Em 1631, antes de se formar, começou a escrever os primeiros poemas e sonetos em latim, italiano e inglês. Sentia-se predestinado ao ofício. Foi tutor do teólogo americano Roger Williams. Em 1632 concluiu o curso e tornou-se Mestre de Artes. Viajou para França e para a Itália, onde fez amizade com Galileu Galilei.

De 1641 a 1660, também escreveu em prosa, peças teatrais, artigos e ensaios sobre política e religião. Em 1642 casa-se com Mary Powell, de 16 anos. Depois de um mês o casamento é desfeito. Lutou em defesa da lei que permitisse o divórcio. Depois de dois anos Mary retorna. Juntos tiveram quatro filhos. Em 1652 Mary falece com complicações do parto do quarto filho. Em 1656 John casa-se com Katherine Woodcock. Em 1658 fica novamente viúvo.

Participou da vida política do país. Em 1644 publica "Areopagitica", uma conclamação à liberdade de imprensa, sem preocupações com direitos autorais.Em 1649 apoia o movimento liderado por Oliver Cromwell, defensor do puritanismo britânico. Chegou a ocupar cargos no Estado durante o período republicano.

Após a publicação de vários discursos controvertidos, e com a restauração da monarquia, é preso. Nesse período fica cego e com a saúde frágil, foi libertado pouco tempo depois. Casou-se pela terceira vez em 1663, com uma jovem de 25 anos, e viveu os últimos anos de sua vida em dificuldades financeiras.

Já completamente cego dita o poema "O Paraíso Perdido", sobre a queda de Lúcifer e o pecado original, que foi publicado em 1667. Quatro anos depois, lançou "O Paraíso Reconquistado", uma sequência do primeiro poema, onde Cristo vem à Terra reconquistar o que Adão teria perdido.

John Milton faleceu no dia 8 de novembro de 1674.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget