A VERSATILIDADE DO OSB (ORIENTED STRAND BOARD)


Oriented Strand Board (OSB) é um painel estrutural de tiras de madeira orientadas perpendicularmente, em diversas camadas, o que aumenta sua resistência mecânica e rigidez. Essas tiras são unidas com resinas aplicadas sob altas temperaturas e pressão. É um produto de grande resistência mecânica, ecologicamente correto, durável, versátil e de qualidades absolutamente uniformes.

Os painéis são compostos predominantemente de madeira reflorestada e florestas manejadas, emulsão de parafina e resinas fenólica, ureia, formol e melamina.
Possui também, grande versatilidade de uso, durabilidade, trabalhabilidade e os dois lados da placa são iguais. Pode ser utilizado sem acabamento, pintado, tingido e envernizado.
Embora sua forma de produção seja semelhante a do aglomerado, que é a junção de partículas de madeira por cola, pressão e calor, ele funciona como substituto do compensado. Mas, comparado a este, de acordo com estudos do Cetemo, possui maior estabilidade, logo, menores riscos de empenamento. O compensado apresenta densidades diferentes em seu interior devido às diferenças das lâminas, já o OSB possui maior uniformidade na estrutura. A qualidade só é inferior quanto a planicidade das faces.
Em relação ao aglomerado apresenta resistência significativamente maior, portanto com menores riscos de ruptura. A elasticidade também é maior, quando vergado ele volta à posição inicial. Estas duas vantagens, também se mostram superiores quando confrontado ao MDF. O painel ainda possui excelentes propriedades de isolamento térmico-acústico e resistência a umidade.
Os painéis de OSB podem ser serrados e modelados da mesma forma que a madeira sólida com o uso de máquinas padrão e máquinas manuais elétricas e podem ser instalados com todos os acessórios para fixação que sejam adequados aos aglomerados tais como parafusos, grampeadores e pregos.
A engenharia estrutural do OSB permite uma ampla variedade de usos construtivos e industriais, tais como: paredes e tetos, base de pisos para a apicação de carpetes, pisos de madeira e ladrilhos, tapumes e barracões de obras, corpos de motor home, carrocerias de caminhões, pallets tipo container, embalagens, displays, estruturas de móveis, decoração e design















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget