O SENTIDO DO FIM


O Sentido do Fim não é espetacular. Não há milagres. Nenhum feito de grande abnegação. Sem heróis. Sem vilões. E, de fato, nenhuma tentativa de compensar a falta de qualquer um desses tropos de filmes habituais. 
Em vez disso, ele escolhe focar na natureza quase dolorosamente mundana da vida cotidiana com tanta sinceridade que eleva o comum ao grau de excelência.




Baseado no romance de mesmo nome de Julian Barnes, o filme gira em torno do envelhecido Antony Webster (Jim Broadbent), que se encontra na ponta receptora de uma carta misteriosa.
Ao contrário de outros filmes, porém, a carta não põe em movimento uma mudança de eventos sinistros ou exagerados. Em vez disso, coloca Webster em um caminho de reflexão, forçando-o a reviver memórias esquecidas há muito tempo e reavaliar suas ações, tanto no passado como no presente.

Baseado em um livro tão amado como o de Barnes, o filme tinha o potencial de ser um dos dois extremos - profundamente pungente ou terrivelmente insatisfatório. 

Felizmente, esse não é o caso, e isso ocorre porque o filme não tenta 'melhorar' ou exagerar a história original. 

O filme compartilha a confiança do livro de que a vida não precisa de embelezamento para ser especial, e esse é o seu maior fator redentor. O diretor Ritesh Batra garante que não haja frescuras para torná-lo maior que a vida.




Enquanto as citações do livro são adaptadas para se adequar a um roteiro, o enredo do filme permanece fiel a ele, com adaptações aparentemente feitas em prol da lucidez, e não do drama. Até mesmo a trilha sonora do filme é sóbria, nunca aumentando o clima de uma cena, mas reforçando-a. Da mesma forma, não há resolução conveniente com conflito jogando do jeito que seria na vida real.
Os momentos de tristeza do filme são profundamente humanos. As falhas, inseguranças e ações dos personagens igualmente. Esse tratamento torna o filme extremamente relacionável, mesmo que seu enredo não seja. 



Quando vemos a história se desenrolar na tela, os espectadores não podem deixar de refletir sobre seus próprios relacionamentos e ações, e examinar as consequências dos momentos de raiva e crueldade, mesmo depois de terem acontecido. 

Broadbent é central para o sucesso do filme, seja através de sua atuação fantástica ou de sua narração sincera. Ele carrega a idade e os maneirismos de seu personagem com dignidade, sem nunca perder de vista a humanidade do personagem. Seu retrato do Webster quase geriátrico é excelente, criando um personagem com o qual os telespectadores não terão dificuldade em se identificar.
Seu relacionamento com sua ex-esposa (Harriet Walter) e sua filha grávida (Michelle Dockery) também são bem feitos. Eles não são excessivamente dramáticos, nem são loucos ou fora do comum. 


Em vez disso, são interações incrivelmente cotidianas bem feitas, o que impregna ainda mais a sensação de realismo no filme. Tudo isso resulta em uma experiência de duas horas de duração, ao final da qual se sai sentindo uma conexão pessoal com a história.


O Sentido do Fim não é um filme para todos. Se você está procurando uma fuga da realidade, talvez vá para Guardians of the Galaxy 2 . 


No entanto, se você estiver disposto a assistir um filme inteligente, sério e profundamente realista, você verá o The Sense of an EndingPode não ser o filme mais memorável que você já assistiu, mas definitivamente o levará ou, pelo menos, fará você pensar. 

Por: Ranjan Crasta

Ficha Técnica
Título Original: The Sense of an Ending
Direção: Ritesh Batra, Inglaterra, 2017
Elenco: Jim Broadbent (Tony Webster), Billy Howle (Tony jovem), Charlotte Rampling (Veronica Ford), Freya Mavor (Veronica jovem), Harriet Walter (Margaret Webster, a ex-mulher de Tony), Michelle Dockery (Susie Webster, a filha de Tony), Emily Mortimer (Sarah Ford, a mãe de Veronica), Matthew Goode (Mr. Hunt, o professor), James Wilby (David Ford, o pai de Veronica), Edward Holcroft (Jack Ford, o irmão de Veronica), Joe Alwyn (Adrian Finn), Jack Loxton (Colin Simpson jovem), Peter Wight (Colin Simpson), Timothy Innes (Alex Stuart jovem), Hilton McRae (Alex Stuart), Andrew Buckley (Adrian Junior), Nick Mohammed (Danny, o carteiro)
Roteiro: Nick Payne
Fotografia:Christopher Ross
Música: Max Richter
Montagem: John F. Lyons
Casting: Nina Gold

Produção Origin Pictures, BBC Films, FilmNation Entertainment.
País: Inglaterra
Ano:: 2017
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget