O RADICAL, ENGRAÇADO E ESCANDALOSO ESTILO MEMPHIS


As tendências são cíclicas e parece que até mesmo as mais escandalosas encontram uma maneira de voltar à moda. O estilo Memphis é um exemplo de como um movimento que, no início, pareceria ridículo, mas agora está de volta entre influenciadores e formadores de opinião.




O que é Memphis Design?

Memphis é um movimento de design que começou em 1981. Embora o nome possa fazer você pensar que nasceu no Tennesse, ele começou em Milão, na Itália. O designer Ettore Sottsass fundou o Memphis Group com outros designers e arquitetos. Eles tiraram o nome de uma música de Bob Dylan, intitulada Stuck Inside of Mobile, com o Memphis Blues Again, que foi repetido durante o primeiro encontro.

Como muitos movimentos criativos, Memphis foi uma reação contra o status quo. Para combater isso, Sottsass centrou o pensamento do grupo em torno de "radical, engraçado e escandaloso" - na verdade, desconsiderando o que era considerado de "bom gosto" naquela época. As figuras geométricas de Art Deco, a paleta de cores da Pop Art e o kitsch dos anos 50 inspiraram sua estética incomum.




RECURSOS PREDOMINANTES DO DESIGN MEMPHIS

Os materiais laminados e terrazzo, geralmente encontrados em pisos, foram incorporados em mesas e lâmpadas.




Objetos brilhantes e multicoloridos com uma rejeição a formas típicas. Em vez das pernas das cadeira serem retangulares, elas seriam círculos ou triângulos.





O Memphis Group fez sua estréia no Salone del Mobile de Milão, em 1981, uma renomada feira de móveis. O estilo deles, enquanto chamava a atenção, era comercialmente rejeitado e atraía seguidores cult. O designer Karl Lagerfeld era fã e comprou a primeira coleção da Sottsass, e quando a propriedade de David Bowie leiloou sua coleção de arte em 2016, foi revelado que ele havia coletado mais de 400 peças desde os anos 80.



Apesar de seu status marginal, houve momentos em que Memphis entrou no mainstream para informar a cultura pop de uma maneira inesquecível. Sua estética pode ser vista no set de Saved do Bell e Pee-wee's Playhouse .




Fonte: mymodernmet.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget