JURGA MARTIN



Vitalidade, simplicidade e serenidade. Três adjetivos podem descrever a obra de Jurga Martin, pintora e escultora nascida na França, que graças a um artigo simples, como argila, é capaz de criar maravilhosas figuras de terracota que parecem ter vida.










A influência da obra de Chaim Soutine, um artista de origem lituana, mas radicado na França, cuja pintura enigmática reflete uma vida bagunçada, mas emocionante, é o ponto de partida para a compreensão da obra dessa escultora. A lama como uma matéria-prima utilizada em suas criações, se comunica com o espectador. Através de suas mãos é capaz de expressar "palavras" sem ser pronunciadas. A partir do momento que você toca esta energia material, sua excitação é transmitida e dá sentido às suas figuras, o que poderia ser descrito como alegre, único e belo. Além disso, a sensação de inacabado de sua coleção dá às suas esculturas alguma humanidade, embora muito longe de ser humano.




Mas, por que o mundo das crianças é o tema mais recorrente para Jurga Martin? A resposta está cheia de toda a lógica para isso. A vida das crianças é simples, sem quaisquer problemas ou complicações e um material simples, como argila permite que todos os tipos de possibilidades, ainda que a expressividade de seus gestos infantis seja mais difícil para esculpir por causa de suas variações. No entanto, as características de suas criações resgatam nos espectadores sentimentos de humor, charme, humanidade, serenidade e simplicidade. Por isso, é impossível ficar indiferente à um trabalho que evoca a ternura, a alegria, a proximidade, e até mesmo a tristeza.
































http://jurgasculpteur.blogspot.com.br/


Fonte: www.ouniversodasartes.com.br/





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget