ASAS DO DESEJO


Win Wenders cria uma das poesias visuais mais lindas que se possa ver. Asas do Desejo se apresenta como uma obra que brinda à vida, ela se apodera dos pequeninos detalhes que nós, seres desgastados pela rotina, deixamos de perceber. São as mãos gélidas, o vento varrendo os cabelos, o Sol que nasce todas as manhãs e esquenta a pele, pele que sente o toque. 



O diretor explora a ideia de que os sentidos prevalecem, viver a autodescoberta é voar. Quando crianças, com nossos recentes pares de asas, começamos a nos deslocar sobre as experiências acessíveis, e o novo nos atrai incessantemente, nos mantendo em movimento contínuo atrás do desejo. E ainda nesse momento, a mente destrava-se e passa a perguntar quem seria ela própria.


Wenders une a Filosofia à psiquê de suas personagens. Como seres existencialistas, por vezes enrijecemos o par de asas e entramos numa esfera onde a solidão e o marasmo imperam. Não há cor, não há cheiro, não há vento ou vida. O que resta é uma existência vista de fora, contada por um outro protagonista, sem experimentação empírica. O que é mais sedutor ao ser humano? Viver como um anjo e sem a dor? Viver a dor e ter a capacidade de sentir?



Através dos belíssimos planos da trapezista que se arrisca nas alturas, e de diálogos que forçam o mergulho do espectador nas angústias dos personagens, o filme oferece uma passagem ao espectador para dentro de si mesmo, basta ele permitir-se atirar.


Ficha Técnica

Gênero: Drama
Direção: Wim Wenders
Roteiro: Peter Handke, Wim Wenders
Elenco: Bruno Ganz, Curt Bois, Nick Cave, Otto Sander, Peter Falk, Solveig Dommartin
Produção: Anatole Dauman, Wim Wenders
Fotografia: Henri Alékan
Trilha Sonora: Jürgen Knieper
Duração: 127 min.
Ano: 1987


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget