RAIMUNDO RODRIGUEZ APRESENTA SEUS LATIFÚNDIOS EM MEU PEDACINHO DE CHÃO




Chandra Santos

O artista plástico Raimundo Rodriguez acompanhado por sua equipe experimentam desde meados de julho de 2013 até o presente a sensação de serem "engenheiros da arte". Ele é o responsável pela estética final da cidade de Santa Fé, sobre a qual o enredo da novela Meu Pedacinho de Chão – exibida de segunda a sábado, por volta das 18h, na TV GLOBO – se desenvolve.





Raimundo Rodriguez “emprestou” seus Latifúndios para compor todas as edificações da fictícia cidade de Santa Fé onde a história acontece. A obra Latifúndios foi criada nos anos 2000 e, desde então, está em constante evolução tomando como matéria-prima latas de tinta das mais variadas cores e seus desgastes naturais como nuanças e degradés.




É possível identificar a presença de Raimundo Rodriguez em quase todas as cenas da novela. Seus Latifúndios estão lá nas portas, nas janelas, nas paredes, nas escadas e em painéis móveis que servem de apoio para as gravações.




A doutoranda Renata Gesomino, que debruça sua pesquisa sobre as obras do artista, afirma que "esses objetos cilíndricos materializados a partir de folhas de aço não escondem sua força, resistência e rigidez, e ainda assim, são abertos, desamassados e pregados, como o tecido mais flexível que encobre os tradicionais chassis. Essas possíveis esculturas, em sua maioria, foram planificadas e a ação do tempo corroeu sua aura metálica, afirmando, mais do que nunca, a presença da terra, da poeira, dos ventos e de uma natureza brutalmente terrestre", analisa a pesquisadora.




Sobre o artista plástico

Raimundo Rodriguez nasceu no Ceará em 1963 e desde 1969 mora no Rio de Janeiro. Ele é fundador do Imaginário Periférico, grupo que atua na pesquisa artística no contexto sociocultural contemporâneo. Já possuiu duas galerias físicas no Rio (o Espaço Imaginário e a Caza Arte Contemporânea) e agora segue com o projeto Caza Itinerante – que constitui parcerias com outros artistas e galerias e tem como carro-chefe o jornal Página da Caza especializado no segmento.

É o responsável artístico e curador da galeria Café Baroni, localizada no edifício Bolsa do Rio (na Praça XV). Sua fonte de inspiração vem da arte popular brasileira, do neodadaísmo, do dadaísmo, do neorrealismo e pop art.

Participa de feiras internacionais de arte contemporânea sempre com grande destaque. Raimundo Rodriguez é representando pela Sergio Gonçalves Galeria de Arte (http://www.sergiogoncalvesgaleria.com). 


Para receber informações periodicamente sobre o artista e suas obras ou realizar entrevistas, entre em contato com a assessoria do artista:
Chandra Santos: www.portalseteartes.blogspot.com,
chandra2santos@gmail.com e/ou 21 976698039

 Chandra Santos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget