O ENIGMA DE COMPOSTELA


Neste surpreendente romance estamos diante de uma trama intrigante e genial. Mauricio, um investigador – o mesmo de O Conceito Zero, romance anterior de Barros que vendeu 10 mil exemplares – trilha o Caminho de Santiago, na Espanha, onde ocorre uma série de assassinatos contra freiras, frades, peregrinos e até agentes da CIA. Os crimes têm uma lógica e os assassinos vão deixando atrás de si um rastro de mistério com base em charadas que precisam ser desvendadas. As ações estão sendo investigadas pela CIA e pela polícia espanhola e suspeita-se que grupos terroristas e seitas religiosas podem estar envolvidos nelas.


As ações no presente entrelaçam-se com outras, ocorridas nos primórdios no Cristianismo. Com magistrais flash backs cinematográfico, A. J. Barros volta ao Império das Romano, aos estratagemas de Constantino para propagar o  cristianismo, passa pelo surgimento, ascensão e queda das seitas dos cátaros, investiga como surgiu e foi ferrenhamente combatida a dinastia merovingia, que se considerava descendente de Jesus Cristo, incursiona pelo surgimento das Cruzadas e suas campanhas sangrentas em busca de riqueza e poder, bem mais do que de fé, e envolve o leitor numa trama que o mantém preso até a solução final do enigma.

Para contar sua história, – A. J. Barros fez uma pesquisa extraordinária. Enfiou-se pela Bíblia, pelos textos canônicos e não canônicos, pelos livros de História, pelos arquivos de monastérios e igrejas. Fez questão de visitar, o que durou anos, os locais em que os fatos aconteceram, para neles colocar seus personagens reais e imaginários. Trilhou a pé e duas vezes de carro o famoso Caminho de Santiago. Não satisfeito, romance escrito, andou a pé pelo Caminho uma quarta vez, com seu notebook, checando tudo: locais, igrejas, pousadas, desfiladeiros. Quase mil quilômetros em 30 dias de caminhada dura. Só então deu por terminada sua pesquisa. O romance estava pronto.

Mais um diário de bordo sobre a caminhada até Compostela? Nada disso. O resultado foi mesmo um livro de mistério conjugado com um épico sobre a história do Cristianismo. Mauricio, sempre ele, está trilhando o Caminho. Ao longo da peregrinação, assassinatos brutais desafiam sua inteligência em enigmas que são postos para decifração imediata. Por que o corpo de César Bórgia, enterrado à margem do Caminho, ajudaria a explicar os crimes? O que um professor da Universidade de Roma e sua bela aluna e amante teriam a ver com tudo isso? Qual a ligação da dinastia merovíngia com os tempos da Internet? Por que padres e freiras estariam sendo brutalmente assassinados? Em quem confias? Na bela Patrícia, a peregrina americana? No inspetor espanhol, que aparece e desaparece, depois de muitas perguntas? Qual o interesse da CIA neste mistério? Por que tantas charadas?

Passado e presente se misturam, para desvelar progressivamente o véu que cobre segredos escondidos há séculos. Será que Maurício conseguirá resolver o enigma?

Uma construção surpreendentemente original, uma leitura que fará o leitor percorrer o Caminho, ao mesmo tempo em que se deslumbrará com a sua história, suas lendas e sua paisagem. O texto é pontilhados de dados históricos, um verdadeiro passeio pelo qual nos deixamos levar, não raras vezes respirando o clima medieval que perneia um cenário atual.

Estamos, sem dúvida, diante de uma trama intrigante e bem urdida. Só no final, surpreendente, decifra-se finalmente o último enigma: os autores dos crimes querem algo bem mais terrível do que reviver o passado e encher o presente de horror.  

Autor


A.J. Barros é brasileiro, ex-auditor da Receita Federal e apaixonado pela Amazônia. Escreveu também O Conceito Zero.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget