FESTA DAS LUZES (FÊTE DES LUMIÈRES)


Começa nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, a festa mais iluminada do inverno francês, a Festa das Luzes ou, em francês, Fête des Lumières, em Lyon, região Leste do país. O evento, que homenageia a Virgem Maria, utiliza os principais monumentos da cidade para aclamados espetáculos e performances. A expectativa é que três milhões de pessoas circulem pelas ruas de Lyon até segunda-feira, dia 9 de dezembro.



O tema da 15ª Festa das Luzes é o fogo e uma de suas instalações mais importantes, “Pierrot Le Feu”, apresenta um espetáculo pirotécnico em uma das principais praças de Lyon, a Bellecour. Outras esperadas atrações são a tradicional iluminação da fachada da catedral Saint-Jean, no 5° distrito da cidade, os célebres espetáculos de luz e som no hall do conselho regional de Lyon, além da iluminação da antiga estação de trem de Perrache, no 2° distrito.
Atrações não faltam; ao todo são 80 animações que levam uma massa de habitantes e turistas a encarar o frio do inverno francês durante toda a noite. A gama de artistas também é diversa: ao todo são 120 participantes, entre artistas plásticos, músicos, estilistas, como Jean-Charles de Castelbajac e Chantal Thomass, e renomados designers europeus, como o polonês Milosh Luczynski.


Além disso, o evento inaugura hoje um túnel de cerca de 2 quilômetros reservado aos pedestres, bicicletas e ônibus. A imprensa lionesa atribui a construção desta obra monumental às ambições eleitorais do prefeito da cidade, o socialista Gérard Collomb, nos seus últimos meses de mandato.


Para encarregado da cultura, patrimônio, grandes eventos e direitos do cidadão de Lyon, Georges Képénékian, a Festa das Luzes tem como objetivo estimular o imaginário dos visitantes. “Nós estamos vinculados à tradição e mergulhados no mundo atual porque os artistas utilizam as últimas tecnologias para iluminar a cidade”, explica.



A Festa das Luzes de Lyon começou a ser organizada em 8 de dezembro de 1852, para celebrar a instalação de uma imagem da Virgem Maria no teto da capela da colina de Fourvière. O monumento continua a ser iluminado todos os anos e pode ser visto de quase toda a cidade.


Os habitantes de Lyon homenageiam a Virgem Maria anualmente desde 1643, quando uma peste devastou a França. Os lioneses acreditam terem sido salvos pela santa. Desde então, para honrá-la, a população acende, todos os anos, os célébres “lumignons”, que são velas dentro de pequenos vidros coloridos colocados nas varandas e janelas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget