MINHA MÁXIMA CULPA: SILÊNCIO NA CASA DE DEUS



De 1963 a 1974 o padre Lawrence Murphy era o diretor da escola de St John, uma escola para crianças surdas em Milwaukee, nos Estados Unidos da América. Estima-se que ele molestou cerca de 200 crianças aos seus cuidados.

Por que é a pedofilia tão aparentemente abundante na Igreja Católica? Este documentário de Alex Gibney (vencedor de um  Oscar com Táxi Para O Lado Escuro) argumenta que o catolicismo romano é um sistema que cultiva e protege predadores sexuais.
Relatos em primeira mão de três vítimas do padre Murphy descrevem como as suas tentativas de o expor e o excomungar foram reprimidas pelo Vaticano, que manteve um estrito código de silêncio em torno de todas as alegações.
Gibney continua com o caso do padre de Dublin Terry Walsh, conhecido por "Singing Priest", cuja notoriedade como imitador de Elvis viria a ser eclipsada pela sua reputação como um abusador. Ele também abrange Marcial Maciel, sacerdote mexicano, cujo sucesso como um angariador de fundos do Vaticano o protegeu das consequências dos seus crimes por vários anos.
As revelações incluem o fato de que centros de "reabilitação" de padres pedófilos da igreja existem há décadas em vários continentes.
Este filme é repugnante, aterrador, e chocante. O agora ex-Papa Bento XVI não sai bem visto. Há muita raiva compreensível para com a Igreja Católica Romana aqui.
As crianças surdas estão entre os mais vulneráveis a este tipo de exploração por causa das dificuldades de comunicação. E ainda, como este filme mostra, foram os surdos que estiveram entre os primeiros a denunciar os padres pedófilos.


  • Filme / Documentário
  • Nome Original:  Mea Maxima Culpa: Silence In The House Of God
  • Direção:  Alex Gibney
  • País:  EUA/Grã-Bretanha
  • Ano: 2012
  • Duração:  106 min
  • Cor:  Colorido
  • Classificação:  Programa para jovens e adultos
Alex Gibney examina os crimes do Padre Murphy, que abusou de mais de 200 meninos surdos em uma escola, dando origem a um grave caso de pedofilia nos Estados Unidos e desencadeando uma série de escândalos de abuso sexual na Igreja Católica.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget