ANÔNIMO

 
E se o maior dramaturgo de todos os tempos for uma fraude?
E se Willian Shakespeare for invenção de uma mente brilhante?
Seria esta a maior conspiração do universo literário?

Surgidas a partir do século 19, as teorias sobre a autenticidade das obras shakespearianas ganharam força e embasamentos históricos, sendo atribuídas ao decorrer da história à personalidades como Francis Bacon e Christopher Marlowe e o mais aceito e provável Edward de Vere, 17º conde de Oxford.
E é esta a teoria defendida e mostrada no filme Anonymous, do aclamado diretor alemão Roland Emmerich.


Um ator bêbado, fracassado, sem ética, chantagista, interesseiro  e analfabeto... é assim retratado o homem a que chamam de Willian Shakespeare!

A Inglaterra do século XVI, era comandada pela rainha Elisabeth I, que desmistificando o culto de rainha virgem, é demonstrada como uma mulher luxuriosa e libertina, que amparada pelos conselhos do intelectual Willian Cecil, muitas vezes é levada a decisões contestáveis.
Nesse âmbito nos é apresentado Edward de Vere, conde de Oxford e genro de Cecil, um nobre amante das artes e um escritor extremamente talentoso, impedido por seus títulos reais de escrever suas peças, que na época era visto como uma heresia resultantes de fornicações e prostituições.
Atordoado por esse anonimato, Edward entrega suas obras ao escritor emergente Benjamim Jonson e lhe permite conferir seu nome à elas.
Acometido pelo desespero e temor Jonson, conta seu "infortúnio" para seu amigo, o ator decadente Willian Shakespeare, que atraído pelo dinheiro e pela fama adquire a autoria das peças e começa ser aclamado um gênio pelo povo.

Além da problemática da veracidade de Shakespeare, o filme mergulha no universo das traições e do conflito de interesses que circundava a realeza.
Uma rainha promíscua, insensata e maleável.
Um conselheiro ambicioso e sem escrúpulos.
Um ator deplorável e sem princípios.
E uma rede de conspirações, mentiras, traições e erros...

Um filme incrível que rompe com os conceitos existentes e nos remonta à uma época onde as verdades eram ocultas e as aparências predominavam!!!
trailer legendado


Anônimo (2011) 
103min.
Reino Unido e Alemanha

direção: Roland Emmerich
roteiro: John Orloff


Follow my blog with Bloglovin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget