O CARNAVAL EM VIAREGGIO




O Carnaval de Viareggio é o mais animado da Toscana!



O Carnaval de Viareggio é caracterizado por carros alegóricos que desfilam nos domingos entre janeiro e fevereiro (dependendo da época do ano que cai a pasqua, pode começar em janeiro e terminar em fevereiro, ou começar em fevereiro e terminar em março), e que possuem enormes esculturas de papel-machê, que retratam caricaturas de homens famosos no campo da política, cultura e entretenimento, cujos traços característicos, especialmente os recursos são sublinhados com sátira e ironia. Os carros desfilam ao longo da avenida principal de Viareggio, uma avenida que corre ao longo de dois quilômetros entre a praia e as construções em estilo Art Nouveau com vista para o mar Tirreno.

Para quem não sabe o carnaval de Viareggio é o mais famoso da Toscana e um dos mais importantes na Itália depois da tradicional cidade de Veneza. Ao contrário do que acontece no Brasil a festa por aqui não acontece no período da semana de carnaval, mas nos finais de semana de entre o final de janeiro/fevereiro, e as vezes, dependendo do ano até março.


Em Viareggio o carnaval é para todas as idades, pelo menos durante os desfiles. É fácil encontrar crianças, casais, grupos de amigos e idosos que participam da festa. Alguns vão mais no espírito que outros e tiram a fantasia do armário, outros vão vestidos normalmente.


São 139 anos de tradição: o carnaval de Viareggio teve início em 1873 com um grupo de burgueses que resolveu se fantasiar para protestar contra as taxas e impostos: daí surgiu a idéia de um desfile de carroças, que evoluiu até os carros dos dias de hoje.

Assim como no Brasil, os carros em geral tem um tema relacionado aos acontecimentos do último ano.

Uma coisa estranha, para nós brasileiros, é o fato que não existe música ao vivo. Cada carro passa com as suas caixas de som e a sua música. De qualquer modo é uma festa bacana, que vale a pena incluir na viagem se você tiver o privilégio de estar na Italia no período.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget