CONTOS NÃO MUITO DE FADAS

Contos de fada com gente em carne e osso. O cinema, de uns tempos pra cá tem investido nessa premissa




As princesas deixam de ser meras mocinhas sofredoras para pegar em espadas e sair em busca do perigo. Alice enfrenta um dragão no País das Maravilhas, João esquece o pé de feijão para virar um matador de gigantes, e a Chapeuzinho Vermelho vai sozinha enfrentar o lobo que assola a sua vila. Agora, Branca de Neve é quem enfrenta um treinamento com o Caçador para se rebelar contra a Rainha má. Seja por falta de criatividade ou apenas vontade de ganhar dinheiro, quando se trata de contos de fadas e princesas, os cinemas sempre lotam, dado o fascínio que essas histórias exercem em várias gerações, por anos a fio. Essas releituras, naturalmente, fazem igual sucesso, talvez até mais.

Em “Branca de Neve e o Caçador”, a Rainha Má (Charlize Theron) vai até as últimas consequências para se tornar ‘a mais bela de todas’ e, para isso, precisa matar a princesa. Sem querer sujar as mãos, ela contrata o caçador que, no entanto, vai mudar o curso da história ao incentivar uma rebelião por parte de Branca de Neve, que irá lutar contra o exército real e reaver seu trono. Colocar Branca de Neve, eternizada na adaptação de Walt Disney como uma figura pura e doce, no centro de uma batalha de proporções épicas foi uma atitude inusitada, mas que despertou a curiosidade dos espectadores.

 
A mesma ousadia apareceu em “A Garota da Capa Vermelha”, que colocou Chapeuzinho Vermelho no centro de um mistério que envolvia


um lobisomem assassino. Em Alice no País das Maravilhas”, a versão live action de Tim Burton, a heroína de Lewis Carroll pega em espadas, veste armadura e enfrenta o temível Jaguadarte, um dragão que responde somente à Rainha Vermelha. Não vamos esquecer também da simpática Branca de Neve de “Espelho, Espelho Meu”, a outra versão de 2012 para o conto, que aprende artes marciais para se virar contra a Rainha.


E não para por aí. Em 2013, “Jack and the Giant Killer” traz a história de João e o Pé de Feijão para os dias de hoje onde o pobre João será o pivô do fim da trégua entre homens e gigantes (?!). Também para 2013, “Hansel and Gretel”, os nossos João e Maria viram caçadores de bruxas super experientes e paramentados, com Gemma Aterton e (vejam só) Jeremy Renner.



E em 2014, Angelina Jolie estará em “Maleficent”, filme sobre a visão da bruxa má do conto da Bela Adormecida. É, os contos de fada não vão ter sossego por um bom tempo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget