CABE MAIS UM




Por aqui há lugar de sobra para morar com classe e economia
Camilla Chevitarese



O projeto original previa duas casas com acessos independentes. Mas os arquitetos do escritório Rearquitectura, com sede em Viña del Mar, no Chile, viram no terreno de 396 m² a possibilidade de construir um verdadeiro condomínio habitacional. "Preservamos a fachada com apenas uma entrada. Ao todo, são 11 residências do tipo lofts de dois ou três andares ligadas por um jardim central", conta Cristián Barrientos. Foram muitos os fatores que levaram os profissionais a optarem por essa solução. A obra foi elaborada do começo ao fim com recursos sustentáveis. Situada na região central de Valparaíso, no mesmo País, permite que os proprietários gastem menos tempo com transporte.


SOLUÇÕES
Elaboradas em concreto armado, cada casinha possui 55 m² (no total são 650 m² de área construída. Desse número, 605 m² são reservados para as moradias e 45 m² para o jardim interno) e esbanja charme. O diferencial fica por conta dos materiais empregados pelos profissionais. "Utilizamos pranchas de zinco que permitem a entrada de ar e o isolamento térmico", diz Barrientos. Sempre preocupados com o meio ambiente, os arquitetos instalaram nas simpáticas moradas o sistema de aquecimento solar. Por aqui, somente a eletricidade é usada como energia. Combustíveis de origem fóssil não têm vez.


CENÁRIO INSPIRADOR
Basta olhar as fotos para notar o tom azul-claro utilizado para cobrir as residências. "Escolhemos essa cor porque combina com as construções vizinhas", afirma o profissional. E tem mais um detalhe. Em dias ensolarados, quando não há sinal de nuvens, as residências parecem misturar-se com o céu. Para Barrientos, o mais interessante do projeto é a forma como ele se integra com a paisagem urbana. "Respeitamos itens como a altura das casas construídas em Valparaíso e elaboramos a obra com materiais encontrados na cidade", conta.


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Apesar de fazerem parte de um condomínio, cada moradia tem identidade própria. Os arquitetos tiveram o cuidado de planejar os ambientes com as medidas mínimas para garantir conforto e segurança. A escada em caracol, por exemplo, é uma forma prática de conseguir mais espaço. O revestimento das paredes é feito com um material chamado calamina inglesa, comum nas obras da cidade. Presente nos barcos europeus que ancoraram no Chile durante o século 19, hoje é fabricado a partir de pranchas lisas de zinco.



Projeto: Cristián Barrientos Rearquitectura
Área construída: 650 m²
Localização: Valparaíso, Chile
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget