O QUE SÃO ECOVILAS?


Ecovilas são comunidades urbanas ou rurais de pessoas que tem a intenção de integrar uma vida social harmônica a um estilo de vida sustentável.


Para alcançar este objetivo, as ecovilas integram mitas ferramentas e práticas como: 1. produção local e orgânica de alimentos; 2. utilização de sistemas de energias renováveis; 3. utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções (bioconstrução ou Arquitetura sustentável); 4. criação de esquemas de apoio social e familiar; 5. diversidade cultural e espiritual; 6. governança circular, incluindo experiência com novos processos de tomada de decisão e consenso; 7. economia solidária; 8. educação transdisciplinar; 9. saúde integral; 10. comunicação global.


Neste contexto as ecovilas surgem como modelos alternativos ao padrão insustentável das sociedades modernas, incorporando os antigos conhecimentos com a moderna ciência e filosofia. De acordo com um número crescente de cientistas, teremos que aprender a viver de forma sustentável, se quisermos sobreviver como espécie. Os modelos de sustentabilidade desenvolvidos ao longo de mais de 40 anos pelas milhares de ecovilas ao redor do mundo formam um grande banco de dados de soluções aos atuais problemas da humanidade e fonte de riquíssimas experiências que podem ajudar a reconectar as pessoas à Terra numa forma que permite o bem estar de todas as formas de vida e futuras gerações.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget