DOCUMENTÁRIO: QUEBRANDO O SILÊNCIO



Nos dias de hoje o infanticídio (prática que resulta na morte de crianças) ainda é uma realidade em algumas tribos indígenas. Esse assunto, por ser polêmico, é contestado, e em alguns casos, tratado como inverdade ou apenas casos isolados.

Em outras situações, há pesquisadores que defendem que o infanticídio faça parte da cultura indígena e por isso deve ser mantido. O papel deste documentário não é fazer um julgamento de valor sobre as práticas nas culturas indígenas. “QUEBRANDO O SILÊNCIO se propôs a escutar e a registrar as manifestações de indígenas que não querem mais praticar o infanticídio e, por isso desejam ser ouvidos e receber ajuda. No momento que o índio se manifesta, a sociedade tem a obrigação de interagir com ele e trazer soluções e alternativas para o infanticídio.
Dirigido pela jornalista indígena Sandra Terena, este documenário é resultado de mais de dois anos de entrevistas em diversas regiões do país, como o Alto Xingu, por exemplo. Por ter a direção de uma realizadora indígena, optou-se propositalmente em ouvir apenas os relatos de índios que sentiram na pele o sofrimento causado pelo infanticídio.

Ficha Técnica:

Título: Quebrando o Silêncio.
Ano: 2009.
Direção: Sandra Terena.
Roteiro: Sandra Terena, Oswaldo Eustáquio, André Barbosa e Christina Barbosa. Produção: André Barbosa.
Narração: Sandra Terena.
Direção de Fotografia: André Barbosa.
Edição: Sandra Terena e Christina Barbosa.
Finalização: André Barbosa.
Imagens Adicionais: Enock Freire.
Imagens da Reunião Parque Xingu: Gustavo Domingos.
Pesquisa: Edson Suzuki.
Apoio Documental: Márcia Suzuki.
Som Direto: André Barbosa e Kakatsa Kamayurá.
Tradutores: Cacique Aritana Yawalapiti (idioma “Yawalapiti”), Francisca Irving (idioma “Jarawara”), Kakatsa Kamayurá e Karatsipa Kamayurá (idioma “Kamayurá”).
Trilha Sonora Original: Marcos Vicente.

Clique aqui e assista ao fime

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget