COCO ANTES DE CHANEL



Preto básico, bijuterias, moda navy, tailleurs, roupas de jersey, a mistura de preto e branco – tudo isso tem uma coisa em comum: Coco Chanel. A estilista icônica mudou a moda feminina com suas ideias visionárias no começo do século 20.
O novo filme "Coco Antes de Chanel" mostra como Gabrielle Chanel foi de uma pobre órfã a uma das mulheres mais respeitadas no mundo. E como ela inventou um estilo que viraria a alta moda para muitas gerações. Afinal, quem vocês acham que foi a primeira mulher a fazer o estilinho de alfaiataria?

Gabrielle "Coco" Chanel, interpretada pela adorável Audrey Tatou de "Amelie Poulain" não foi uma mulher agradável e simpática. Ela era mau humorada, ranzinza e cheia de vontades – mesmo aos 20 anos de idade.
Começando com um pequeno olhar à infância de Chanel num orfanato, o filme da diretora francesa Anne Fontaine passa pelas fases variadas da vida da estilista: cantora de cabaret, costureira e o começo de sua carreira criando chapéus para as atrizes de Paris. E nos dá uma visão bastante clara do que inspirou a mulher que mais influenciou a moda na história.
"Coco Antes de Chanel" é mais do que uma biografia, dá ao espectador a sensação de estar junto à Chanel quando ela resolve cortar a camisa do seu amante, o barão Etienne Balsan, e a costurar no seu vestido. Quando ela tira o espartilho do vestido para dançar melhor no palco. E quando usa as calças e gravatas de Etienne para andar de cavalo.

O especial do filme não é descobrir novas coisas a respeito de Chanel, é ver o rosto dela brilhar e saber que a cabecinha dela está rodando cheia de idéias, seja ao notar a simples beleza dos sweaters listrados dos pescadores numa viagem a Deauville, ou descobrir que o preto e branco que as freiras no seu orfanato usavam pode ser uma combinação revolucionária e chique. Num mundo cheio de excessos e falsidades, Chanel consegue ser uma realista, sabendo que a simplicidade até em uma roupa marca mais do que se mostrar pelas plumas, cintas e joias que as mulheres usavam na época.
"Coco Antes de Chanel" é uma história de amor, moda e acima de tudo uma história de descobertas

Chanel encontra sua alma gêmea na forma de um businessman inglês chamado Arthur "Boy" Capel, interpretado no filme por um dos homens mais charmosos do cinema, Alessandro Nivolla. E a mulher que no começo do filme diz não poder ser convertida à causa do amor, descobre que na verdade sua raiva precisava de um foco para a paixão.
Capel foi não só um grande amor na vida de Chanel, como também investiu em sua primeira loja de chapéus em Paris e, como tudo no mundo de Chanel, serviu de inspiração para a estilista. Ela usava suas camisas e também usou o corte dos blazers dele como modelo para as jaquetinhas curtas e quadradas do seu tailleur famoso. E foi ele que apresentou Chanel ao tecido jersey, que a fez famosa na época da Primeira Guerra – afinal, era confortável, fácil de usar e barata.

"Coco Antes de Chanel" é uma história de amor, moda e acima de tudo uma história de descobertas. Coco passa o filme se descobrindo e encontrando o seu próprio caminho, às vezes por linhas tortas. Tudo o que a fez uma visionária no mundo da moda feminina veio diretamente da infância humilde que viveu e de suas inseguranças como uma menininha pobre acompanhando o seu amante a festas e corridas de cavalo. Disso nasceu uma das mulheres mais poderosas que o mundo já viu, uma mulher que criou o seu próprio império numa época em que as mulheres não tinham essa independência. Ela criou uma moda que é adotada até hoje.

Gênero: Drama
Direção: Anne Fontaine
Roteiro: Anne Fontaine, Anne Wiazemsky, Camille Fontaine, Christopher Hampton
Elenco: Alessandro Nivola, Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Emmanuelle Devos, Marie Gillain
Produção: Caroline Benjo, Philippe Carcassonne
Fotografia: Christophe Beaucarne
Duração: 105 min.
Ano: 2009
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget