ARGILOTERAPIA




Eficaz nos tratamentos estéticos e usada para prevenir doenças
Para tratamentos faciais, dores e perda de peso

Sabe-se que as antigas civilizações utilizavam a Argila como instrumento de cura e prevenção de doenças, além de ser um elixir nos tratamentos estéticos. Muitos médicos renomados da antiguidade como Avicena, Agrícola, Averrois e Galeno já utilizavam a Argila como forma de tratamento e ensinavam seus discípulos como utilizá-la de forma correta. A Argila se trata de um barro que é retirado de uma profundidade de aproximadamente 4 metros a partir da superfície da terra.
Esta terra especial é constituída de muitos minerais, tais como manganês, magnésio, alumínio, ferro, sílica, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, boro, selênio, lítio, níquel, sódio entre outros, e são eles os responsáveis pelas diversas funções e qualidades de argilas. Ela pode ser usada para diversos casos, pois dentre suas muitas funções ela age absorvendo venenos, inflamações, muco, gases, toxinas, mau cheiro, é bactericida, anticéptica promove a limpeza de feridas e drenando suas secreções; realiza uma troca energética no local aplicado, é analgésica, estimula o sistema circulatório, regula a temperatura do local aplicado (tanto externa como internamente), realiza peeling suave, tem ação antiinflamatória, descongestionante, regeneradora celular, alem de ser muito refrescante e revitalizaste.
Existem vários tipos de argila, que são definidas pela presença de maior quantidade de determinados minerais, as principais são:
Argila Vermelha é rica em óxido de ferro e cobre. Hidrata e previne o envelhecimento da pele. Ajuda a reduzir pesos e medidas. O Óxido de Ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.
Argila Verde é a mais utilizada, tem em sua composição o óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. De pH neutro, possui ação absorvente, combate edemas, é emoliente, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, indicada para as peles oleosas e acneicas e em produtos para cabelos oleosos, oxigena as células, é um esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea.
Argila Amarela que é rica em Dióxido de Silício e Silício que é o elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre com seus sais minerais necessários para um tecido mais rígido e saudável sem deixá-lo ressecado. Tem ótimo efeito tensor e melhora a circulação sanguínea. É purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea.
Argila Branca que contém diversos oligoelementos, entre os minerais encontrados destacam-se os de silício. Ela reduz as inflamações, tem ação purificante, adstringente e remineralizante, efeito anti-séptica, cicatrizante, muito utilizada em máscaras faciais. Sendo assim, riquíssima em sua composição é rica também na quantidade de indicações. Abaixo segue uma lista de indicações e a forma de uso, para que você use e abuse deste presente da Natureza!
Indicações Gerais: Inflamações diversas, úlceras e gastrite, eczemas, erisipela, febres internas e externas, infecções, prisão de ventre, nervos, picadas venenosas, cólicas dos rins, fígado e vesícula, queimaduras, fraturas, contusões, acne, hemorragia, tratamentos de pele, vermes, olhos, dentes, hérnias, varizes, ciática, congestão, enxaquecas, assaduras, faringite, amidalite, coluna vertebral, sinusite, pulmões, hepatite, rins, feridas, gota, problemas nas articulações (artrite, artrose, etc.), furúnculo, dores de estomago, inflamação nos joelhos, dores nos ombros, dores no pescoço, dores na coluna, etc.
Forma de Preparo: Em um recipiente de vidro ou cerâmica, colocar uma porção de argila (dever ser colocado com uma espátula de plástico, madeira ou vidro, sem colocar a mão na argila, para que a mesma continue pura para aplicação), ir acrescentando água na temperatura ambiente aos poucos até ficar uma massa pastosa. Aplicar na região afetada com a espátula ou um pincel, que deve ser reservado somente par esta finalidade e deixar agir sem tocá-la, e deve ser retirar com água morna.
A quantidade de pasta preparada deve ser correspondente à área de aplicação, e deve ser utilizada assim que preparada. Utilização: Máscaras facial: Indica-se a argila branca ou verde para ser usada pela primeira vez, e pode ser feita 1 vez na semana. Tempo: 15 minutos, retirar com movimentos circulares com uma leve pressão nos dedos para que tenha também ação esfoliante. Casos e Dores Crônicas (estomago, joelho, artrite, artrose, caspa, dermatite, dores na coluna e etc.):
Indica-se usar diariamente ou no mínimo 3 vezes na semana, até que haja uma melhora do quadro. Tempo: de 30 a 40 minutos. Casos Agudos ( contusões, picaduras, queimaduras, torcicolo, furúnculo, etc.): Indica-se aplicar diariamente até melhorar o quadro, desaparecendo o sintoma pode parar o uso local. Tempo: de 30 a 40 minutos. Como Prevenção da Saúde e Estética: Utilizar a argila no corpo todo uma vez por semana, ou fazer cada dia em uma região. Tempo: 30 minutos Desintoxicação do Organismo e Auxiliar na perda de Peso: Indicamos a aplicação em todo o abdômen e nas áreas que forem ficando flácidas para ajudar na recuperação da pele. Tempo: de 30 a 40 minutos. Possíveis Reações: É natural e normal sentir a pele repuxar, pois ela tem ação hipertensora, também é possível que a região fique avermelhada depois de retirada, pois ela ativa a circulação, e pode até ser que você sinta uma cocerinha....
Em casos de expurgar algo, como secreções, furúnculo, acne, pode ser que em um primeiro momento você tenha a impressão de uma "piora", mas o que a argila esta fazendo trata-se de uma limpeza, esta colocando para fora a toxina que precisa sair, então fique atendo, não se assuste e use com sabedoria. Use a Abuse deste Presente da Natureza !! Caso tenha alguma duvida de utilização, ou queira nos contar a sua experiência nos escreva! Aline Pastori - Terapeuta Holística E-mail: alinepastori@hotmail.com Tel.: (35) 9175-1108
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Widget